Saiba o que muda com o aumento da carga tributária em 2015

Ano após ano a carga tributária vem aumentando de gota em gota, mas qual é o impacto que esse aumento oferece para as empresas? Algum processo precisará sofrer alterações por conta desse aumento da carga tributária em 2015? O que muda com o aumento da carga tributária? Confira aqui a resposta para essas e várias outras perguntas sobre a tributação que aumenta nesse ano de 2015 e veja como se preparar para isso.

Déficit primário, progressão das taxas de juros, aumento das despesas, reajuste de salário mínimo, isenção de tributos para alguns setores privilegiados e ainda outras pressões geradas pelo descontrole do Governo Federal com as finanças públicas são apenas algumas das razões que tornam inadiável o aumento da carga tributária nesse ano de 2015.

A volta da CPMF – é quase certa em 2015

A CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), um tributo que já havia sido rechaçado no ano de 2007 pelos contribuintes no movimento “Xô CPMF”, provavelmente estará de volta esse ano para aumentar a arrecadação.

Reajuste da tabela de IRPF

Agora que a Medida Provisória era responsável por estabelecer o reajuste do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) perdeu sua eficácia, mais uma vez a tabela será reajustada afetando o bolso do trabalhador.

Reajuste de mais outros impostos

Além do possível retorna da CPMF, do reajuste da tabela de IRPF, mais outros impostos também sofrem especulação de aumento ou de retorno. Alguns deles são, por exemplo, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que poderá ser aumentado, e a CIDE-combustíveis, que tem seu retorno especulado.

Simples Nacional: será mesmo a melhor forma de tributação para a sua empresa?

Uma pegadinha na qual muitas empresas estão caindo ultimamente é em optar pelo Simples Nacional, uma forma de tributação que em alguns aspectos parece ser menos onerosa. O Governo tem induzido cada vez mais aos empreendedores a optarem pela simplicidade do Simples Nacional, mas a verdade é que nem sempre essa é a melhor opção para a sua empresa — muitas vezes o Lucro Presumido ou mesmo o Lucro Real podem ser formas de tributação mais vantajosas para a sua empresa.

Tarifaços: será mais uma forma de aumentar a arrecadação em 2015

Além do aumento das taxas tributárias, outros impostos irão disparar durante o ano de 2015 para que o Governo possa ajustar as contas públicas. Esses tarifaços incluem o aumento no preço da gasolina, aumento na conta de luz, aumento no preço dos mais diversos produtos produzidos aqui no Brasil e tudo o mais que possa gerar retorno financeiro para o Governo Federal.

Com toda essa progressão tributária prevista para esse ano de 2015 — que inclusive já começou a acontecer —, é preciso estar preparado, pois como bem sabemos, a falta de tato com os impostos é capaz de minar com o seu negócio. Por isso, é importante poder contar com soluções automatizadas para aliviar todo o impacto causado pelo aumento da carga tributária em 2015.

A Synchro, uma empresa qualificada com mais de 20 anos de experiência no mercado, conta com várias soluções fiscais e tributárias para a sua empresa, inclusive a solução ECF, que só tem a ajudar a sua empresa com essas mudanças na tributação — conheça mais a respeito acessando https://blog.synchro.com.br/ecf-synchro/.

Baixe nossos ebooks e saiba mais sobre a ECF.

Ficou alguma dúvida a respeito de o que muda com o aumento da carga tributária em 2015? Então deixe seu comentário e venha participar da conversa!

 

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.