Regime tributário progressivo: exclusivo aos países desenvolvidos?

Regime tributário progressivo: exclusivo aos países desenvolvidos?

Diferentemente de países mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Japão e China, onde o sistema é progressivo, caracterizado pela tributação voltada para a renda, e não para o consumo, onde a cobrança acontece de maneira mais justa e igualitária, no Brasil, nosso sistema é regressivo, baseado na sobre o consumo, ou seja, ricos e pobres pagam o mesmo valor para qualquer produto. Rita de la Feria, professora de direito tributário da Universidade de Leeds, avalia nosso sistema de tributação como “um dos piores do mundo”.

Na verdade, os pobres pagam, proporcionalmente, mais impostos do que os mais ricos. Além disso, você sabia que o conjunto de regras tributárias do país – que são a tributação concentrada no consumo, o peso da tributação indireta sobre os mais pobres e os ricos pagarem menos imposto de renda – penaliza os mais pobres e permite, em algumas situações, que donos de empresas paguem proporcionalmente menos impostos do que seus próprios funcionários?

Veja detalhes sobre esta polêmica gerada a partir da entrevista concedida por Sergio Zimerman,  CEO e fundador da rede de pet shops Petz, que defende, inclusive, a reforma do sistema tributário brasileiro:

Fonte: Por que donos de empresas geralmente pagam menos impostos do que seus funcionários no Brasil

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.