De olho na Reforma Tributária, o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – Sindcerv, lançou uma campanha “Nada como uma cerveja” para debater a tributação da bebida. O sindicato defende que os impostos permaneçam incidindo sobre o teor alcoólico, como já ocorre atualmente.
Com a campanha, a instituição quer ampliar a discussão sobre as mudanças tributárias nas bebidas alcoólicas, uma vez que o debate sobre onde e como o imposto seletivo será aplicado está em andamento. O setor representa 2% do PIB brasileiro.
De acordo com o presidente do Sindcerv os micro e pequenos produtores de cerveja também ficariam isentos da cobrança do imposto seletivo, o que beneficiaria o setor, visto que 80% das cervejarias estão no Simples Nacional. A Associação Brasileira de Bebida Destilada, por outro lado, diz que a cobrança de tributo por teor alcoólico não inibe o consumo excessivo e que deixar de fora a bebida em que se concentra a parcela preponderante do consumo seria “imprudente”.
Veja detalhes: Indústria da cerveja defende manter tributação sobre o teor alcoólico
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.