Reforma tributária é aprovada na Câmara dos Deputados

Na última sexta-feira, dia 15/12, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da proposta de reforma tributária. Agora, a pauta segue para promulgação que, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), está prevista para acontecer nesta quarta-feira, dia 20.

A reforma simplifica tributos federais, estaduais e municipais. Cinco tributos serão substituídos por dois IVAs, sendo um gerenciado pela União, e outro com gestão compartilhada entre estados e municípios: CBS => com gestão federal, vai unificar IPI, PIS e Cofins; e IBS => com gestão compartilhada estados e municípios, unificará ICMS e ISS.

Quanto à transição, está sendo desenhada da seguinte forma: em 2026 teremos alíquota teste de 0,9% para a CBS e de 0,1% para IBS. Já em 2027, IPI, PIS e Cofins deixarão de existir e a CBS será totalmente implementada – a alíquota do IBS permanece com 0,1%. Entre 2029 e 2032 teremos uma redução paulatina das alíquotas do ICMS e do ISS e elevação gradual do IBS. Por fim, em 2033, será a vigência integral do novo modelo e a extinção do ICMS e do ISS.

Veja todos os detalhes da proposta: Em votação histórica, Câmara aprova a reforma tributária; texto vai à promulgação

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.