O acordo para o imposto mínimo global sobre empresas foi um dos assuntos do encontro do G20 – grupo formado pelas maiores economias do mundo -, realizado no último dia 13, em Washington, nos Estados Unidos.
Na ocasião, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que este será um sistema tributário eficaz e equitativo. E também: que a medida poderá trazer mais recursos aos cofres públicos brasileiros, além de estimular o País a reduzir sua tarifação às grandes companhias.
Vale lembrar que a proposta foi aprovada de forma preliminar pelo G20 em julho deste ano. Agora, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou um tratado reunindo 136 países, inclusive o Brasil, com a ideia de que a alíquota mínima de 15% seja aplicada às multinacionais com faturamento anual acima de 20 bilhões de euros (R$ 128 bilhões) e margem de lucro superior a 10%. No entanto, o acordo ainda precisa ser assinado pelos governos.
Saiba mais sobre este tema, abaixo:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.