Receita Federal quer reduzir créditos de PIS e COFINS

A Receita Federal busca o respaldo da Procuradoria-geral da Fazenda Nacional (PGFN) para reduzir o valor dos créditos de PIS e COFINS gerados com a aquisição de bens e insumos. A ideia é que os contribuintes contabilizem esses números a partir do mesmo critério de cálculo dos pagamentos à União (sem o ICMS embutido).

 

Esse é um desdobramento da chamada “tese do século”, finalizada em maio deste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O efeito pode ser extremamente negativo para as empresas. Afinal, sem o ICMS, o valor do crédito torna-se menor e a conta a pagar ao governo fica maior.

 

Vale lembrar que a tomada de crédito faz parte da apuração das contribuições sociais para quem está no regime não cumulativo, o que significa praticamente todas as grandes empresas, uma vez que a alíquota de PIS e COFINS, nesses casos, é de 9,25%.

 

Saiba mais sobre este assunto em matéria completa publicada pelo jornal Valor Econômico: Receita quer reduzir créditos de PIS e Cofins | Legislação | Valor Econômico (globo.com)

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.