Publicada a Lei que classifica combustível como item essencial

Publicada a Lei que classifica combustível como item essencial

Introdução

Na tentativa de desacelerar o aumento do valor do combustível, algumas medidas estão sendo tomadas pelo Governo Federal e dentre elas, reduzir a tributação que recai sobre o combustível.

 

Histórico

A seletividade tributária é um princípio previsto na Constituição Federal que prevê alíquotas menores para produtos e serviços essenciais. A ideia principal é não onerar os contribuintes na aquisição desses itens.

Então, diante do cenário atual, o projeto de Lei Complementar nº 18/2022 (PLP nº 18/22) foi apresentado com a intenção de classificar, dentre outros produtos, o combustível como item essencial e indispensável.

Dessa forma, ficaria proibido aos Estados considerar o combustível equivalente a outros produtos ou serviços com alíquotas maiores de tributos por serem supérfluos, como bebidas ou perfumes.

Atualmente, em muitos Estados, o combustível e a bebida alcoólica possuem tributação quase que equivalentes, o que não faz muito sentido, como por exemplo o Estado de São Paulo, em que se aplica a mesma alíquota para alguns combustíveis e bebida alcoólica[i].

Até pouco tempo, antes do projeto ser votado pela Câmara dos Deputados, o Código Tributário Nacional era totalmente omisso em relação as alíquotas de ICMS de combustível, possibilitando com que cada Estado a determinasse arbitrariamente.

 

PLP 18/22

O PLP nº 18/22 tramitou em regime de urgência e foi votado diretamente no Plenário da Câmara. A proposta foi votada e aprovada pelo Senado e foi sancionada pelo Presidente da República.

 

Publicação da LC 194/2022

Em edição extra do Diário Oficial de 23/06/2022, a Lei Complementar nº 194/2022 foi publicada para limitar a cobrança do ICMS sobre combustíveis.

Assim, o texto da Lei altera tanto a Lei Complementar nº 87/1996 (Lei Kandir), como a Lei nº 5.172/1966 (Código Tributário Nacional) para limitar a cobrança da alíquota do ICMS até a alíquota padrão de cada Estado, que hoje varia entre 17% e 18%.

O artigo 1º da LC nº 194/2022 define:

Art. 18-A. Para fins da incidência do imposto de que trata o inciso II do caput do art. 155 da Constituição Federal, os combustíveis, o gás natural, a energia elétrica, as comunicações e o transporte coletivo são considerados bens e serviços essenciais e indispensáveis, que não podem ser tratados como supérfluos.

Parágrafo único. Para efeito do disposto neste artigo:

I – é vedada a fixação de alíquotas sobre as operações referidas no caput deste artigo em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços; (…)

Como regra geral, os produtos supérfluos são tributados com alíquotas superiores a padrão de cada Estado. Na prática, essas alterações na Lei do ICMS e no CTN visam evitar justamente que os combustíveis tenham a mesma tributação de produtos supérfluos. Ou seja, no caso citado anteriormente, em que tanto a alíquota de combustível quanto a de bebidas alcoólicas em São Paulo eram de 25%, considerando a nova alteração, as alíquotas de combustível não poderiam passar de 18%, alíquota padrão em São Paulo.

 

Da necessidade de adequação dos Estados

Provavelmente os Estados começarão a fazer essas alterações em seus regulamentos internos, para ficarem de acordo com a LC nº 194/2022 e inclusive, São Paulo já se pronunciou sobre o assunto ao publicar a Resolução SFP S/N/2022 no Diário Oficial de 27/06/2022 explicando que desde 23/06/2022 “as operações com as seguintes mercadorias passam a ter alíquota de 18%:

  1. operações com álcool etílico anidro carburante;
  2. operações com gasolina;
  3. operações com querosene de aviação, exceto quando destinadas a empresas de transporte aéreo regular de passageiros ou de carga nos termos do Decreto nº 64.319/2019 ;

(…)”[ii]

Dessa forma, a Sefaz de SP já está de acordo com as alterações e já passou a considerar combustível um item essencial, tendo a alíquota de 18%.

 

Conclusão

As alterações introduzidas pela LC 194/2022, que resultaram na redução de alíquotas de ICMS nas operações internas nos estados, trouxeram algumas discussões vistas na mídia, envolvendo a tributação de ICMS sobre o “óleo diesel” e o “serviço de transporte”, que pareceram não ter sido beneficiados pela nova lei.

Contudo, a legislação do ICMS é de competência “estadual” e cabe a cada Unidade da Federação, aplicar a regra da lei federal em seu estado de maneira a ajustar as alíquotas para esses produtos tornando a tributação mais benéfica.

No estado de São Paulo, o óleo diesel e o serviço de transporte, são tributados pela alíquota de 12%, portanto, a alíquota já praticada é inferior a geral de 18%, razão pela qual, não se promoveu qualquer alteração nessa tributação.

Visando uma incidência de ICMS sobre o “óleo diesel”, ainda menor que a atualmente praticada em SP, o estado deve publicar uma legislação própria para atribuir alíquota menor.

É sabido que a tributação não é a única responsável direta pelo aumento do valor do combustível, por exemplo, mas sim o cenário internacional, já que o preço do petróleo é atrelado ao dólar, todavia, resta-nos guardar se essa alteração terá, de fato, impacto no bolso do contribuinte ou não.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.