O Papel da Cloud na Transformação Digital

A IDC Technology Trends realizou em outubro de 2019, a pedido da Oracle, parceira da Synchro, pesquisa sobre a oportunidade de administrar ambientes como uma única plataforma simplificada de nova geração.

Na pesquisa, verificou-se que o ritmo de adoção de cloud na América Latina se mantém em forte crescimento, acima de 30% ao ano, e que deve continuar assim pelos próximos 3 ou 4 anos.

Esse ritmo acelerado de adoção da cloud foi atribuído a 3 fatores principais:

  • Agilidade no negócio: a tecnologia cloud se destaca porque possibilita o dinamismo que as corporações necessitam quando, por exemplo, uma área de negócio tem uma nova ideia, e quer implementá-la imediatamente, sob pena de ser ultrapassado por seu concorrente.
  • Foco na transformação digital: é importante que a equipe de TI esteja disponível para se dedicar à transformação digital em si, sem precisar focar em atividades de gestão operacional que estão distantes das atividades-fim da empresa. 
  • Necessidade de uma TI dinâmica: nos tempos em que as atividades do negócio estão em baixa, é necessário haver possibilidade de flexibilização dos custos com TI. A cloud pública contribui para isso, pois seu pagamento é realizado por uso.

Resistência a Mudanças

      Na pesquisa realizada pela IDC, verificou-se que o percentual de empresas que estavam nos níveis mais baixos de maturidade relacionada à transformação digital aumentou de 75% em 2015 para 82% em 2018, revelando a conscientização dos executivos sobre a dificuldade do processo de transformação digital.

Resistência a mudanças foi apontada como a principal barreira para adoção de novas tecnologias no trabalho. Custo alto, ao contrário do que se poderia pensar, foi citado apenas por 25% das empresas pesquisadas e ocupou o 6º lugar no ranking das barreiras.

Capacidade Infinita

O gestor de TI, com a adoção da cloud, se depara com uma possibilidade que nunca teve e não teria em outro ambiente que não fosse cloud: capacidade infinita.

A cloud permite a escalabilidade instantânea da capacidade de infraestrutura da organização para patamares que antes seriam impensáveis. A maior vantagem, como já mencionado, é o pagamento sob demanda.

Características importantes na seleção de um provedor de TI

      Atualmente, é preciso haver grande agilidade no processo de integração de elementos e componentes das soluções relacionadas aos projetos de inovação e transformação digital nas corporações.

O tempo e esforço envolvidos nessa integração não é mais tolerado pelas áreas de negócio, e a redução das equipes e recursos de TI não permitem que haja a dedicação necessária para essa operação.

Dessa forma, a integração deve vir diretamente do provedor, que deve ser capaz de entregar uma solução completa.

Algumas características apontadas como as mais importantes na seleção de um provedor de TI, por ordem de relevância, são:

  1. Capacidade de fornecer uma solução completa
  2. Oferta de soluções específicas da indústria
  3. Simplicidade e facilidade
  4. Produtos inovadores
  5. Clientes de referência no Brasil
  6. Experiência em Transformação Digital

Outro motivo para buscar suporte em serviços de TI é a dificuldade em manter um ambiente cada vez mais complexo. Devido ao crescimento da demanda por performance, segurança e robustez, houve também um aumento significativo na complexidade da gestão da infraestrutura em ambientes on-prem, off-prem, ou híbridos.

A automação da operação através da utilização de recursos de inteligência artificial (IA) é o melhor caminho para minimizar a chance de erros operacionais e suportar os elementos da infra. Isso porque já não é viável escalar a capacidade de gestão do ambiente pelo aumento do tamanho da equipe.

Apesar disso, reconheceu-se um baixo nível de automação por 65.4% dos gestores de TI do Brasil, o que revela uma grande carência no gerenciamento adequado da infraestrutura.

IDC recomenda o uso de serviços gerenciados de cloud

            Na pesquisa realizada pela IDC, as recomendações finais foram para que as corporações optem, na hora de selecionar um provedor de nuvem:

  • Por um prestador de serviços com uma proposta completa;
  • Que possua conhecimento sobre a indústria e os desafios do setor;
  • Que possibilite o desenvolvimento de uma parceria a fim de antecipar mudanças na tecnologia e desenvolver um roteiro focado nas prioridades do negócio.

Por fim, concluiu-se que optar por serviços gerenciados de cloud é a resposta para administrar ambientes públicos, privados e híbridos como uma única plataforma.

Se estiver buscando soluções em Cloud para a sua empresa, entre em contato com um de nossos especialistas para que possamos analisar a melhor opção para a sua necessidade.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.