O Impacto do treinamento para as empresas e profissionais

Neste artigo, iremos refletir sobre como o treinamento impacta a vida dos profissionais e das empresas. Podemos iniciar dizendo que o objetivo é unir gestores e colaboradores no propósito único de possibilitar a operação eficiente e a expansão de uma empresa. As atividades desenvolvidas em treinamentos buscam, então, padronizar práticas com vistas a uma dinâmica empresarial mais apurada. São ações que beneficiam os funcionários e a empresa.

Ocorre que os treinamentos não são um momento onde os profissionais apenas recebem novos conhecimentos. O mais importante, nesse momento, é mostrar a cada um o modo de aplicar seus conhecimentos de acordo com os objetivos dos quais está inserido, ou seja, com uma atuação focada e estratégica. O treinamento é o suporte para colocar as ferramentas em prática, aumentando, assim, o grau de satisfação e desempenho no trabalho dos profissionais. Isso fica muito claro quando entendemos que a ausência desses programas de aperfeiçoamento pode gerar prejuízos para a corporação, já que o exercício da função apenas por meio das experiências do dia a dia implica na prática de tentativa e erro até o alcance do resultado esperado. Logo, pode-se afirmar que promover treinamento é benéfico de diversas maneiras: poupa tempo e agiliza ações ao otimizar o trabalho, aumenta a produtividade e melhora significativamente a comunicação entre os setores.

Deste modo, o crescimento e o sucesso de qualquer organização estão relacionados com o desenvolvimento de seus funcionários. A estratégia mais eficiente para superar padrões e elevar a qualidade dos serviços passa por treinamentos constantes em que se compartilham novidades e métodos eficientes. Assim, há uma troca de conhecimentos, informações e sociabilização que retroalimenta o ciclo de vida do treinamento, fazendo com que treinandos de um determinado assunto, tornem-se treinadores de outro assunto. No entanto, o objetivo de ter a todos com foco único, ações alinhadas e padronizadas acabam por se tornar o fruto dessa união de conhecimentos e experiências, reduzindo os custos e maximizando os lucros (o que pode ser revertido em mais investimentos).

Já no ponto de visto do profissional, o treinamento possibilita que o profissional possa adquirir novas características, aprender novas técnicas e aperfeiçoar o seu trabalho. Para isso, é importante que o profissional se dedique aos treinamentos promovidos. É necessário enxergar esse momento como uma oportunidade para elevar os seus resultados, adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Assim como as empresas precisam investir no treinamento do seu pessoal, os colaboradores devem investir em seu aprendizado e aperfeiçoar os seus conhecimentos. O profissional também precisa se qualificar para conseguir lidar com as demandas do mercado. Além disso, é através da qualificação que o profissional se mantém competitivo diante da atual concorrência.

Ocorre que a qualificação vai além de um certificado e uma formação a mais no currículo. Ela exige mais profissionalismo, criatividade e eficiência dos profissionais, que devem demonstrar habilidades condizentes com a qualificação realizada.

Muitas vezes, as habilidades não têm relação direta com a área de conhecimento, mas fazem diferença na rotina de trabalho. Um psicólogo, por exemplo, pode fazer um curso para desenvolver suas técnicas de gestão financeira. Isso ajudará na coordenação de seu consultório e no correto investimento de seus recursos na carreira, o que fará com que ele possa aumentar seus ganhos. Por isso, a necessidade de constante auto análise e desenvolvimento pessoal se faz primordial nos dias atuais, não apenas em competências técnicas, mas também em comportamentais.

O conhecimento nunca cessa, apenas se transforma. Assim sendo, da mesma maneira que os profissionais e empresas tem de se manter atualizados, os treinamentos tornam-se como organismos vivos, em constante evolução. Desta maneira, teremos empresas constantemente saudáveis, profissionais eficientes e um mercado de trabalho aquecido.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.