Inteligência Artificial é a grande aliada da equipe no ganho de conformidade com o Fisco

Inteligência Artificial é a grande aliada da equipe no ganho de conformidade com o Fisco

Não é segredo que o Brasil é um dos países com maior número de impostos diferentes a serem pagos, com uma elevada carga tributária, configurando em penúltimo no ranking de competitividade entre as 18 nações analisadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Diante disso, manter-se em conformidade com o Fisco é um desafio diário para as organizações que, além de toda complexidade, precisam lidar também com as mudanças e atualizações frequentes na legislação fiscal em diferentes esferas (Federal, Estadual, Municipal).

O resultado deste cenário de sistema tributário complexo somado às constantes alterações nas entregas obrigatórias, como datas e requerimentos, são o tempo e o custo investidos nisso. Estima-se que, no Brasil, para se manter em conformidade fiscal as empresas gastam, em média, 1,5 mil horas anuais, ou quase R$ 70 bilhões por ano com mão de obra e operacionalização de processos.

Esses números ajudam a comprovar a necessidade (e a importância) da Inteligência Artificial (IA) na área, atuando no gerenciamento e análise das informações contábeis e tributárias e automatizando não só as rotinas repetitivas, como também os processos analíticos. É importante frisar que o fator humano ainda é decisivo na área – ou seja, a tecnologia não nos substitui, mas sim nos auxilia como uma forte aliada para tornar nosso dia a dia mais seguro, mais ágil e, claro, menos estressante e complexo.

A incorporação das soluções de IA na área tributária já é uma realidade em todas as grandes organizações. Como as rotinas da área envolvem o tratamento constante dos dados que compõem as obrigações ao Fisco, são elas que ajudam as equipes a mitigar erros operacionais, resultando em múltiplos ganhos para as companhias.

Porém, entregas fiscais com eficiência, agilidade, assertividade e sem muitos percalços não são feitas apenas com o apoio da IA ou de qualquer outra tecnologia, também é primordial que haja interação entre as equipes fiscal e de tecnologia. Assim, as expertises se juntam para executar o melhor trabalho e garantirem as entregas com total qualidade e segurança.

A presença das soluções de conformidade tributária nas organizações está sendo feita gradativamente, mas já é possível notar o quanto a tecnologia para o setor veio para somar e tornar nosso dia a dia menos complexo. Por mais que exista a promessa da reforma tributária, não devemos esperar que isso se concretize em um futuro próximo. É preciso fazer da tecnologia a grande aliada contra o Custo Brasil enquanto a realidade continua cheia de complexidade e mudanças repentinas de percurso vindas do governo.

Com as áreas de TI e fiscal trabalhando em conjunto, é possível planejar e ter total clareza de cada passo a ser tomado – isso traz muito mais tranquilidade ao executar as tarefas e minimiza a complexidade do sistema fiscal e tributário, principalmente tendo a IA como braço direito para todas as tomadas de decisões. Temos o desafio de transformar e modernizar a área tributária tornando-a menos operacional, mais robusta e buscando manter a conformidade com o padrão estabelecido.

 

Para ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento no segmento tributário, confira nossos conteúdos exclusivos!

 

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.