As regulamentações estão sempre em constante mudança em todo o mundo, e as empresas precisam ser ágeis para se manterem atualizadas e em conformidade fiscal. No Brasil, com a aproximação da reforma tributária, as ferramentas de automação de processos e outras tecnologias são “uma mão da roda” para otimizar operações, melhorar a eficiência e reduzir riscos, e consequentemente, reduzir os custos advindos de multas e taxas por não conformidade. Listamos a seguir algumas dessas principais tecnologias em ascensão:
Automação de processos: possibilita que as empresas se adaptem rapidamente a novas regras tributárias, com automatização de cálculos e relatórios. A implementação de sistemas ERPs e adoção de soluções em nuvem trazem às empresas mais tranquilidade diante das mudanças regulatórias. Com automação de tarefas repetitivas, sobrará mais tempo para atividades estratégicas das áreas de Tax. Segundo o estudo OTRS Spotlight: IT Service Management 2023, cerca de 52% das empresas brasileiras já adquiriram as ferramentas necessárias para automação de processos e têm experiência em seu uso, em contraste com os 28% observados nos demais mercados pesquisados.
Plataformas de gestão de conformidade: As soluções fiscais, como a da Synchro Solução Fiscal, atualizam automaticamente as normas e regulamentos e mantêm todas as informações relevantes em um único local, facilitando o acompanhamento e a adaptação às mudanças.
Inteligência artificial e machine learning: essas tecnologias permitem analisar dados, realizar simulações e prever impactos diante de rápidas mudanças regulatórias, como é o caso da reforma tributária. Essas análises e previsões aprofundadas facilitam a tomada de decisões por parte das lideranças das empresas. De acordo com a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey, em 2024, 72% das empresas do mundo já usaram essa tecnologia. O crescimento foi de 55% comparado a 2023.
Data warehousing: essa tecnologia garante a consolidação de grandes volumes de dados de fontes diversas. Isso permite a geração de relatórios completos para a gestão.
Blockchain: é uma tecnologia que armazena dados de forma segura. Uma forma interessante de pensá-la é imaginar um livro de registros digital, que é compartilhado entre várias pessoas e não pode ser alterado sem o consenso de todos. O blockchain é mantido por uma rede de computadores em vez de uma única entidade. Essa tecnologia garante registros confiáveis com verificação instantânea, de forma que seja fácil identificar rapidamente possíveis erros, e até mesmo fraudes, sem esperar por relatórios. Além da segurança de dados, todos os registros no blockchain são fáceis de acessar e verificar, o que facilita a demonstração para auditorias.
Essas inovações tecnológicas oferecem soluções e ferramentas para que as empresas cumpram as novas normas ao mesmo tempo em que evoluem como organização. Com a aproximação da reforma tributária no Brasil, a organização e ferramentas de automação se tornam ainda mais importantes para que as empresas passem por esse período de adaptação mais facilmente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.