Inflação avança a despeito do corte da tarifa de importação

Inflação avança a despeito do corte da tarifa de importação

O corte no imposto de importação de etanol, café, margarina, queijo, macarrão e óleo de soja e a redução em 10% das alíquotas de importação sobre itens de informática e bens de capital terá impacto limitado para conter a alta de preços e segurar a inflação. Isso porque, mesmo com essa medida, a previsão do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) para este ano fica em torno de 7%.

Além de o peso desse grupo de itens ser pequeno na inflação, como os preços são livres e o momento atual é de muita volatilidade, a isenção do imposto não necessariamente se traduz em preços menores ao consumidor, diz o economista. A decisão pode, no máximo, impedir um aumento maior no preço final.

Acompanhe mais informações a respeito,  abaixo:

Fonte: Corte de tarifa de importação deve ter efeito limitado para conter alta de preços, dizem economistas | Economia & Negócios| O Estado de S. Paulo

Avatar photo

Sobre o autor

Veridiana Castanho Selmi é Gerente de Inteligência Tributária na Synchro, maior provedora nacional de soluções fiscais, onde atua desde 2012. Advogada e contadora com mais de vinte anos de experiência em conformidade fiscal, consultoria, auditoria e contencioso tributário, possui MBA em Gestão Tributária pela USP/Esalq e certificação Scrum Product Owner pela Scrum Alliance. Lidera a equipe responsável por monitorar e interpretar as constantes mudanças da legislação brasileira, garantindo a conformidade legal das soluções da empresa, além de contribuir como autora de artigos, palestrante e coanfitriã do podcast TaxTime da Synchro.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar photo

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.