ICMS sobre gasolina, diesel e gás de cozinha terá reajuste em janeiro de 2026

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou, nesta segunda-feira (8), ato que eleva o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre gasolina, diesel e gás de cozinha, com vigência a partir de janeiro de 2026. O reajuste prevê aumento de R$ 0,10 por litro da gasolina (passando a R$ 1,57), R$ 0,05 por litro do diesel (R$ 1,17) e R$ 1,05 por botijão de gás de cozinha.

Segundo o Comsefaz, que reúne os secretários de Fazenda de estados e do Distrito Federal, o aumento considera a média dos preços mensais dos combustíveis divulgados pela ANP entre fevereiro e agosto de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Esse será o segundo ano consecutivo de reajuste do ICMS sobre combustíveis, tributo que, por ser estratégico, tende a impactar outros setores da economia.

 

Saiba mais: ICMS sobre gasolina, diesel e gás de cozinha sobe a partir de janeiro de 2026

Avatar photo

Sobre o autor

A Synchro desenvolve soluções fiscais e tributárias de alta performance para grandes empresas. Especialista em tecnologia e conformidade fiscal, a empresa apoia as maiores organizações do mercado na redução de riscos e custos fiscais, oferecendo soluções robustas, modulares e aderentes à legislação, para entregar conformidade de ponta a ponta (end-to-end).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar photo

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.

Development with love by: Desafio