ICMS dos combustíveis tem novas regras

A Lei Complementar 192/2022 estabeleceu que o ICMS dos combustíveis, como gasolina, diesel, gás de cozinha (GLP) e etanol anidro para combustível, será uniforme em todo o Brasil e terá alíquota ad rem (um valor fixo por unidade de medida).

As alíquotas de ICMS serão iguais em todo o território nacional, sendo R$ 0,94 para o diesel (a partir de 1º de maio) e R$ 1,22 para a gasolina (a partir de 1º de junho).  A cobrança do tributo será aplicada uma única vez na cadeia pelo regime da monofásica.

Para chegarem a esse modelo de tributação ad rem e aos valores de ICMS, estados e União travaram batalhas judiciais que começaram a ser resolvidas a partir de um acordo intermediado pelo STF.

Fique por dentro das novas alíquotas: ICMS dos combustíveis: entenda a nova alíquota

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.