Governança é meta das empresas para manter conformidade fiscal e evitar penalidades

Embora o Custo Brasil seja uma realidade mais do que clara para os tributaristas, empresas e empreendedores brasileiros, sempre será uma questão desafiadora, principalmente para as multinacionais que operam no País. Afinal de contas, assegurar a governança global enquanto mantém a conformidade local é uma tarefa bastante complexa.

E se manter em dia com as obrigações acessórias é cada vez mais meta para as empresas. Afinal, em um mercado caracterizado pela complexidade fiscal, o compliance surge como um adepto estratégico para as pessoas jurídicas. Além de evitar multas, penalidades e perda de tempo, a prática certifica a conformidade com za legislação e ainda traz muitas vantagens competitivas

Prova disso está na Kohler, uma das maiores fabricantes de louças e metais do mundo. Antes de implementar as soluções em nuvem Synchro4Me e Synchro4DFe, da Synchro, especialista em soluções de conformidade tributária e fiscal no Brasil, a vida fiscal da empresa era bem dificultosa.

Tudo porque sua atuação no território brasileiro começou em 2014, quando a multinacional adquiriu a Fiori. Presente em São Paulo, Minas Gerais e Brasília, a Kohler soma mais de 900 colaboradores no Brasil, possui 4 divisões de negócios e 5 estabelecimentos fiscais. Por atuar em diferentes regiões do país e ter 26 mil produtos em seu portfólio, a companhia precisa arcar com um escopo fiscal de 6 obrigações federais, 6 obrigações estaduais, 3 documentos fiscais, totalizando 15 itens a serem gerenciados para manter a conformidade.

Desafio

Porém, cumprir com todas essas obrigações brasileiras era bastante desafiador. A Kohler, além de ter um alto custo de conformidade por conta da dificuldade das atualizações fiscais no ERP fora do Brasil, da dependência de BPO para a entrega das obrigações e por problemas de instabilidade com a solução de emissão de notas fiscais, também tinha um risco de não conformidade devido aos ajustes manuais entre a geração e a entrega das obrigações, a falta de controle da antiga solução e a ausência de rastreabilidade.

Após implementar as soluções Synchro4Me e Synchro4DFe, a multinacional passou a ter soluções minimamente invasivas nas configurações do ERP SAP fora do Brasil e teve benefícios como:

  • Redução da dependência de terceiros – BPO;
  • Elevação do grau de automação;
  • Redução do risco de não conformidade;
  • Melhora no processo de emissão de NFe.

Antes, as declarações EFD PIS/Cofins, EFD Reinf, ICMS-IPI, CIAP, obrigações acessórias, ECD, ECF/IRPJ/CSLL e a emissão de notas fiscais eram terceirizadas. Ao migrar para as soluções da Synchro, tudo passou a ser realizado dentro da ferramenta, inclusive a gestão da conformidade das entregas, possibilitando ao time corrigir e validar os dados na origem, o que facilita bastante a correção quando identifica-se alguma inconsistência. Essas vantagens garantiram à Kohler arquitetura sistêmica com inteligência e mais governança nos processos das entregas.

Plataforma atualizada

“Encontramos, na Synchro, uma plataforma fiscal íntegra e atualizada, que alavancou nossa eficiência operacional e a conformidade legal”, afirma Araceli Sena, Gestão de Melhorias e Suporte da Kohler. “Hoje, ganhamos agilidade, acabamos com a sobrecarga dos times local e global e conseguimos realizar um trabalho fiscal e tributário preventivo ao invés de reativo. Com as soluções da Synchro, a TI passou a ter um papel muito mais colaborativo”, ressalta Sena.

“No Brasil, grandes contribuintes podem gastar mais de 50 mil horas por ano para garantir o cumprimento de suas obrigações principais (o pagamento do tributo) e acessórias (elaboração e entregas das declarações). É o tão conhecido custo da conformidade ou cost to comply, que a reforma tributária em curso (a ser votada no Senado) busca reduzir. O desafio da Kohler é o desafio de todos os contribuintes com volume expressivo de transações de negócio, que não podem prescindir de uma solução robusta para automatização da apuração, bem como da redução da janela de entrega das obrigações, sem prejuízo, é claro, da segurança e precisão dos valores apurados”, diz Ricardo Funari, VP Comercial da Synchro.

Fonte: https://www.deducao.com.br/index.php/governanca-e-meta-das-empresas-para-manter-conformidade-fiscal-e-evitar-penalidades/

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.