Garanta a conformidade com a auditoria fiscal e tributária

Sabemos que o setor tributário, nos últimos meses, está bastante movimentado e trazendo diversas atualizações para as organizações. Isso, somado às inúmeras alterações na legislação fiscal brasileira a cada dia útil, pode impactar negativamente os planos das empresas de manterem a conformidade fiscal, assim como o negócio saudável e bem-sucedido.

Diante de tamanha complexidade e do cenário atual, é estrategicamente inteligente buscar meios de garantir o cumprimento das obrigações e leis que fazem parte das atividades do negócio, para evitar problemas com a fiscalização, multas e prejuízos. Uma dessas alternativas é optar pela auditoria fiscal e tributária para garantir a averiguação e a validação de todos os sistemas, atividades e informações de ordem fiscal, contábil e tributária.

Mais precisamente, a auditoria fiscal e tributária – seja para fins preventivos ou corretivos – irá analisar se todas as obrigações tributárias estão sendo cumpridas/seguidas corretamente e se os procedimentos adotados para apuração, controle e pagamento de tributos e obrigações acessórias estão corretos. Além disso, irá auxiliar as empresas a manterem a conformidade e garantirem mais segurança fiscal, uma vez que os tributaristas e profissionais do setor conseguem saber, com total clareza, se alguma entrega está sendo feita de maneira errada e todos os pontos que podem representar riscos a curto, médio e longo prazo.

Contar com a auditoria fiscal e tributária para garantir o controle e o andamento dos procedimentos legais que envolvem processos como pagamentos e recuperação de impostos ou outros itens relacionados à parte fiscal, assim como a análise do correto cumprimento das obrigações tributárias é um excelente investimento, já que, além de assegurar a conformidade fiscal, também libera as equipes de tarefas onerosas e minuciosas, que demandam dedicação e – de quebra – pode encontrar possibilidades da empresa usufruir legalmente de incentivos fiscais para pagar menos impostos. Um agrupamento de vantagens que beneficiam, e muito, os negócios independentemente de seu tamanho e área de atuação.

Tendo em vista a complexidade da nossa legislação, todas as empresas precisam investir em auditoria fiscal e tributária. As alterações diárias geram, inevitavelmente, erros: fazem com que impostos sejam pagos a mais ou a menos, as declarações fiscais sejam emitidas incorretamente e a obrigações acessórias enviadas fora do prazo, por exemplo. Somente por meio da auditoria é possível evitar esses problemas, porque auxilia na identificação do que precisa mudar na realidade fiscal de cada negócio para mantê-lo a salvo de prejuízos e riscos.

Ou seja, por mais que sua empresa seja enterprise, média ou pequena, pode – e deve – apostar na auditoria fiscal e tributária. Principalmente porque reduzir os riscos de problemas perante as leis e as normas de impostos é fundamental para qualquer companhia. Então, contar com a expertise de um parceiro que detém profundo conhecimento sobre a legislação brasileira e está totalmente atualizado quanto às alterações feitas pelo novo para realizar uma inspeção fiscal preventiva – validando as informações contidas nas declarações fiscais antes mesmo que sejam enviadas aos Fiscos Estaduais e Federal – e para revisar controles internos, pagamentos de impostos e declarações de obrigações trabalhistas e previdenciárias, é mandatório e imprescindível. Afinal de contas, é importante investir em estratégias eficazes como forma de garantir o cumprimento de todas as obrigações e leis.

 

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.