Sabemos que o setor tributário, nos últimos meses, está bastante movimentado e trazendo diversas atualizações para as organizações. Isso, somado às inúmeras alterações na legislação fiscal brasileira a cada dia útil, pode impactar negativamente os planos das empresas de manterem a conformidade fiscal, assim como o negócio saudável e bem-sucedido.
Diante de tamanha complexidade e do cenário atual, é estrategicamente inteligente buscar meios de garantir o cumprimento das obrigações e leis que fazem parte das atividades do negócio, para evitar problemas com a fiscalização, multas e prejuízos. Uma dessas alternativas é optar pela auditoria fiscal e tributária para garantir a averiguação e a validação de todos os sistemas, atividades e informações de ordem fiscal, contábil e tributária.
Mais precisamente, a auditoria fiscal e tributária – seja para fins preventivos ou corretivos – irá analisar se todas as obrigações tributárias estão sendo cumpridas/seguidas corretamente e se os procedimentos adotados para apuração, controle e pagamento de tributos e obrigações acessórias estão corretos. Além disso, irá auxiliar as empresas a manterem a conformidade e garantirem mais segurança fiscal, uma vez que os tributaristas e profissionais do setor conseguem saber, com total clareza, se alguma entrega está sendo feita de maneira errada e todos os pontos que podem representar riscos a curto, médio e longo prazo.
Contar com a auditoria fiscal e tributária para garantir o controle e o andamento dos procedimentos legais que envolvem processos como pagamentos e recuperação de impostos ou outros itens relacionados à parte fiscal, assim como a análise do correto cumprimento das obrigações tributárias é um excelente investimento, já que, além de assegurar a conformidade fiscal, também libera as equipes de tarefas onerosas e minuciosas, que demandam dedicação e – de quebra – pode encontrar possibilidades da empresa usufruir legalmente de incentivos fiscais para pagar menos impostos. Um agrupamento de vantagens que beneficiam, e muito, os negócios independentemente de seu tamanho e área de atuação.
Tendo em vista a complexidade da nossa legislação, todas as empresas precisam investir em auditoria fiscal e tributária. As alterações diárias geram, inevitavelmente, erros: fazem com que impostos sejam pagos a mais ou a menos, as declarações fiscais sejam emitidas incorretamente e a obrigações acessórias enviadas fora do prazo, por exemplo. Somente por meio da auditoria é possível evitar esses problemas, porque auxilia na identificação do que precisa mudar na realidade fiscal de cada negócio para mantê-lo a salvo de prejuízos e riscos.
Ou seja, por mais que sua empresa seja enterprise, média ou pequena, pode – e deve – apostar na auditoria fiscal e tributária. Principalmente porque reduzir os riscos de problemas perante as leis e as normas de impostos é fundamental para qualquer companhia. Então, contar com a expertise de um parceiro que detém profundo conhecimento sobre a legislação brasileira e está totalmente atualizado quanto às alterações feitas pelo novo para realizar uma inspeção fiscal preventiva – validando as informações contidas nas declarações fiscais antes mesmo que sejam enviadas aos Fiscos Estaduais e Federal – e para revisar controles internos, pagamentos de impostos e declarações de obrigações trabalhistas e previdenciárias, é mandatório e imprescindível. Afinal de contas, é importante investir em estratégias eficazes como forma de garantir o cumprimento de todas as obrigações e leis.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.