Fique atento às mudanças na MVA aplicável às mercadorias sujeitas a Substituição Tributária no Amazonas

A partir de 01 de janeiro de 2023 o Estado do Amazonas passa a tributar as mercadorias sujeitas à cobrança do ICMS por substituição tributária em relação às operações subsequentes e por antecipação com encerramento de tributação com base a Lei nº 6.108/2022.

Importante destacar que a Lei autoriza o Executivo a excluir mercadorias do regime de ST ou de Antecipação e, também, a expedir normas regulamentares para sua execução, contudo, até que isso ocorra, o contribuinte deve se ater às NCM’s, CEST’s, Descrições de Mercadoria e Margens de Valor Agregado estipulados nessa Lei.

Notem que o percentual de Margem de Valor agregado (MVA) agora está na Lei e, não sabemos, ainda, como será a sistemática de atualização desse percentual, se direto via Decreto ou Resolução do Executivo ou se eventuais alterações passarão pelo crivo do Poder Legislativo.

Outro ponto importante a ressaltar envolve o Anexo II-A do Regulamento do ICMS do Estado, aprovado pelo Decreto nº 20.686/1999, que até então trazia toda a regulamentação das mercadorias sujeitas a substituição tributária no Estado. O referente Anexo elenca os segmentos sujeitos a ST ou Antecipação com encerramento de tributação e traz um percentual de MVA fixo ou variável, conforme o segmento abrangido. Também direciona o contribuinte, considerando cada segmento de mercadoria, para uma especificação mais detalhada, que se materializa através de Resolução, a exemplo temos a Resolução GSEFAZ nº 33/2015 que especifica os materiais de limpeza constantes no item 14 do Anexo II-A  do Regulamento. Nessa linha, diversos segmentos são especificados com maior riqueza de detalhes através das Resoluções GSEFAZ. Mas afinal, o que ocorrerá com essa legislação? É provável que toda essa normativa infralegal supracitada passará por atualizações (adequações de texto ou até mesmo revogações) para guardar estrita coerência com a Lei aprovada pelo Poder Legislativo. Mercadorias e seus respectivos percentuais (%) de MVA devem ser ajustados para obedecer ao que determina a Lei.

Talvez estejamos nos questionando por qual razão o Estado propôs e publicou uma nova legislação para tratar de um tema para o qual já havia cobertura normativa interna. Ocorre que, na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4004705-24.2019.8.04.0000, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) declarou a inconstitucionalidade das normas infralegais, editadas pelo Poder Executivo Estadual, que relacionavam as mercadorias sujeitas aos regimes de recolhimento do ICMS por substituição tributária e por antecipação com encerramento de tributação no Estado e modulou os efeitos a partir do exercício financeiro de
2023. Desse modo, a partir de 01.01.2023, a ausência de uma nova fundamentação legal para amparar a Substituição Tributária e a Antecipação Tributária no Estado poderia acarretar um severo prejuízo à arrecadação do Estado, motivo pelo qual a Assembleia Legislativa do Estado, após iniciativa do Executivo, aprovou a Lei em comento.

Vale observar que a Lei nº 6.108/2022 também tratou das mercadorias sujeitas à antecipação tributária do ICMS com percentual agregado nas aquisições de mercadorias em outras unidades da Federação para comercialização ou industrialização, hipótese em que o pagamento do imposto permite o aproveitamento como crédito para compensação com o imposto devido por ocasião da operação de saída.

Nesse contexto, é essencial monitorar, com toda atenção, as próximas publicações normativas do Estado do Amazonas, que devem nos responder as questões aqui levantadas.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.