A reforma tributária está tanto no radar este ano que o CLP (Centro de Liderança Pública) fez uma pesquisa, apurando que as propostas focadas no consumo, em pauta no congresso, têm o potencial de reduzir a carga atual para até 96% dos brasileiros, elevando a renda de todos os consumidores, principalmente os mais pobres. Além disso, tornaria a tributação mais equânime entre todas as faixas renda, uma vez que reduziria a carga tributária do consumo de 35% para 31,5% entre as pessoas que estão na base da distribuição de renda, e entre os 2% mais ricos da população, sobe de 31,6% para 32,2%.
Já em relação aos setores mais impactados, o CLP estimou que, com a reforma tributária, a tributação da indústria manufatureira cairia de 46% para 35%, a dos serviços passaria de 22% para 31%, na construção de 15% para 27% e na agropecuária de 2% para 5%.
Veja mais detalhes da pesquisa: Reforma reduz tributação sobre consumo dos mais pobres e eleva dos mais ricos, mostra estudo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.