Implementação de projetos fiscais exige colaboração e clareza sobre os objetivos da empresa
Para implementação de um projeto fiscal, as grandes empresas precisam lidar com diversos desafios relacionados à comunicação, entendimento e clareza sobre os seus objetivos de negócio. Nas empresas de grande porte é comum a existência de times dedicados a esse tipo de empreitada. A Synchro, que possui mais de 30 anos de experiência em implementação de soluções para atender às necessidades do complexo cenário fiscal brasileiro, assegurando conformidade e eficiência à cadeia de valor fiscal de seus clientes, elencou algumas das principais estratégias para que as grandes empresas possam passar por uma implementação com o máximo de eficiência.
Conhecer os benefícios do projeto: Logo de início, as empresas se deparam com a necessidade de compreender os benefícios qualitativos e quantitativos dos projetos. Entre os qualitativos, estão, por exemplo, a mitigação de riscos para a reputação da empresa. Já entre os quantitativos podem ser listados os custos e os recursos que estão envolvidos nesses projetos. Melhorar a qualidade e reduzir o risco de autuações fiscais, assim como evitar custos adicionais e ineficiências nos processos costumam estar no no topo das motivações das empresas para iniciarem seus projetos.
Clareza sobre as demandas: É importante que as empresas tenham clareza sobre as suas demandas atuais, e quais impactos essas necessidades não atendidas geram para todos os envolvidos. Quais são as reais necessidades da área fiscal? Assim, a empresa evita lidar com excesso de dados, focando em análises específicas.
Troca de experiência: A implementação de um projeto depende da colaboração entre as equipes de TI e de negócios, de forma que as soluções sejam sustentáveis no longo prazo. As partes interessadas precisam estar presentes desde o início do projeto, assim se garante a relevância e a aceitação da solução implementada por parte de todos os profissionais envolvidos.
Atualizações contínuas: É importante que as soluções sejam fáceis de atualizar, evitando dependências complexas que possam tornar inviáveis as atualizações futuras. Os ajustes contínuos das soluções garantem que elas permaneçam úteis e relevantes no decorrer do tempo.
Infraestrutura: A empresa precisará entender o volume e a complexidade dos dados para construir uma infraestrutura adequada. Esse preparo é fundamental para dar suporte a grandes volumes de dados, evitando os problemas de performance.
Escolha de um parceiro de confiança: Os parceiros precisam ter o conhecimento necessário para atender às demandas específicas. Assim, a empresa evita soluções manuais que aumentam a complexidade e os custos.
De acordo com a Synchro, entre os principais erros durante as implementações estão a falta de envolvimento das áreas de negócio na concepção do projeto; a falta de clareza sobre os benefícios e impactos do projeto e os problemas de cronograma e custo devido à falta de alinhamento inicial. Para a Synchro, ajustar as estratégias das empresas é fundamental para garantir o sucesso do projeto e será essencial no período de transição previsto na Reforma Tributária. A manutenção de uma base de dados sólida, assim como a preparação de uma melhor infraestrutura deixará as empresas ainda mais preparadas para mudanças futuras.
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