Esteja a par do correto preenchimento do GTIN nas Nota Fiscais

Como já é sabido, desde o dia 03 deste mês começou a valer a obrigatoriedade do preenchimento do GTIN para a indústria de bebidas e refrigerantes, cimento, perfumaria, higiene pessoal e cosméticos.

A partir da entrada em vigor da Nota Técnica 2021.003 versão 1.21, passou a ser verificada, pela Receita Federal, a existência do GTIN no CCG (Cadastro Centralizado de GTIN) para os novos grupos de NCM. Além disso, o Fisco está cruzando estes dados com as informações do CFOP. Ou seja, para cada produto, os dados da tríade GTIN, NCM e CFOP precisam estar completamente corretos para as companhias conseguirem emitir suas notas fiscais. Caso alguma informação esteja divergente, as NF-es não poderão ser emitidas.

Tais mudanças mostram o quanto a Receita está se antecipando nas fiscalizações, expandindo suas auditorias, aprimorando o cruzamento de dados e acompanhando de perto as operações das companhias. Por enquanto, a medida vale apenas para os fabricantes, mas há uma forte tendência que se expanda para os atacadistas e varejistas. Então, o quanto antes todos adequarem seus ambientes tributários e sistemas, terão menos surpresas inesperadas e possíveis situações de inconsistência nas informações.

Tendo em vista a nova regra e as novidades que ainda estão por vir, é aconselhável que as organizações abrangidos pela pela alteração que possuem cadastro incompleto de seus produtos no CCG o atualizem o mais rápido possível, além de revisar minuciosamente o cadastro dos produtos nacionais comercializados. As situações de não conformidade farão com que a venda para fornecedores ou consumidores seja  impedida.

 

Para evitar situações de divergência de dados, os tributaristas devem:

  • Conhecer a fundo os produtos – assim como as respectivas fichas técnicas;
  • Certificar que as classificações estão corretas, assim como se os produtos estão sendo tributados corretamente;
  • Revisar os cadastros no GS1 (entidade oficial para cadastro de códigos GTIN).

 

Para que essa seja feita de maneira eficiente, o ideal é envolver todas as áreas relacionadas, como Fiscal, TI e Engenharia de Produto/Produção.

As empresas contempladas pela nova regra devem ter a total certeza de que as informações estão em conformidade, para evitar possíveis inconsistências que podem levar à rejeição da nota fiscal emitida. Sabemos que este processo muitas vezes é longo e moroso, porém é essencial e não deve ser deixado de lado. Conte com a Synchro nestes momentos!

Acesse a Nota Técnica 2021.003 na íntegra.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.