Este ano, ICMS vai subir em dez Estados e no Distrito Federal

Na tentativa de compensar perdas na arrecadação por conta da reforma tributária e de decisões do STF, dez Estados e o Distrito Federal aumentarão em até 2,5 pontos porcentuais a alíquota do ICMS. Enquanto Ceará, Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal estão cobrando imposto mais elevado já neste mês, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás se preparam para subir o ICMS até abril.

Ao elevar o ICMS, o preço final das mercadorias sobe, pressiona a inflação e pode desestimular o consumo, que é a principal alavanca do crescimento do PIB. Nas projeções do economista Fabio Romão, em 2024, além do impacto do aumento do ICMS no IPCA ser de 0,10 ponto porcentual, a inflação deve ficar em 4,20% – estimativa acima do centro da meta, que é 3%, porém abaixo do teto, que é 4,5%. Caso não tivesse o aumento do ICMS, a inflação projetada estaria em 4,10%.

 

Saiba mais: ICMS vai subir em dez Estados e no DF após reforma; veja como isso afeta seu bolso e a inflação

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.