Independentemente de quem for eleito para o cargo de Presidente do Brasil, a temática tributária será colocada em pauta desde os primeiros meses de governo. Nos dois planos, o assunto aparece com timidez. O plano de governo de Lula dá indícios de que as prioridades do candidato seriam a aprovação de uma reforma tributária que envolva não só a simplificação da tributação sobre o consumo, mas também a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física e a tributação dos lucros e dividendos. Lula cita a necessidade de uma estrutura tributária progressiva, com ricos pagando mais tributos e pobres pagando proporcionalmente menos.
Já o plano de governo do presidente Jair Bolsonaro ressalta desonerações feitas durante seu governo e defende mudanças no Imposto de Renda das pessoas físicas, além da redução da carga tributária e simplificação do sistema. O texto cita o envio ao Congresso da Reforma do Imposto de Renda (PL 2337/21), que até chegou a ser aprovada na Câmara dos Deputados, mas não avançou no Senado. O atual Presidente promete seguir na busca pela aprovação do projeto, que corrige a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física e isenta trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos.
Leia mais informações a respeito, abaixo:
Fonte: Reforma e correção da tabela do IR: as apostas tributárias de Lula e Bolsonaro
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.