Ecossistema SAP: de TDF a DRC e importância das soluções complementares

Feita para atender às obrigações fiscais brasileiras no SAP S/4HANA Cloud, a DRC é solução embarcada que promete dados em tempo real e de forma mais segura; Soluções complementares ainda são essenciais para inúmeros negócios

 

Atualmente, a SAP possui duas soluções que buscam atender as demandas de seus clientes. A “Grow with SAP” e “Rise with SAP”. Com a “Grow with SAP”, os clientes buscam flexibilidade e atualizações contínuas para aprimorar os sistemas ao longo do tempo, com uma versão pré-estabelecida e modular, que seria ideal para empresas em crescimento. Já a solução “Rise with SAP” possui visão mais holística, incorporando tecnologias avançadas, com a possibilidade de o cliente realizar as customizações mais adequadas ao seu negócio já estabelecido.

Quando se pensa em aplicações específicas para a área fiscal, muitos clientes utilizam a ferramenta SAP Tax Declaration Framework, conhecida como TDF, presente no mercado há mais de 10 anos e que permite a inserção de dados, preparação, validação e a comunicação com o governo de maneira rápida e segura e com a vantagem de unificar os seus SPED’s.

Quando se pensa em atender às obrigações fiscais brasileiras, e se fala em migração, se pensa no Document and Reporting Compliance (DRC), ferramenta oficial da SAP projetada para atender às obrigações fiscais brasileiras no SAP S/4HANA Cloud. Anteriormente conhecida como Advanced Compliance Reporting (ACR), ela foi projetada para atender às obrigações fiscais brasileiras no SAP S/4HANA Cloud.

Um ganho dessa ferramenta em relação à TDF, é que trata-se de uma solução denominada pela SAP, como “embarcada”, ou seja, já está no SAP S/4HANA, utilizando o mesmo banco de dados do próprio ERP, com informações em tempo real e de forma ainda mais segura.

 

Soluções complementares

Seja por meio da TDF ou da DRC, não é possível realizar a cobertura de todos os registros e obrigações acessórias que são necessárias para que os clientes estejam em conformidade fiscal. 

As soluções complementares colaboram para que as empresas incluam suas exceções fiscais e todos os seus cálculos importantes em uma ferramenta adequada, de forma que seja possível chegar a um arquivo final, primando pela maior produtividade da área fiscal.

Quando se pensa na escolha dessa solução complementar, a automação de dados na extração de arquivos é muito importante. Assim, a área fiscal não precisará realizar lançamentos extras, resultando em uma análise do dado mais antecipada. Se no dia do seu fechamento os dados já estiverem prontos, o arquivo será gerado e estará validado com o SPED.  Com essa automatização da geração, validação e entrega das obrigações fiscais, a “janela fiscal” é encurtada e o tempo passa a ser investido em análises estratégicas da área. 


Contexto atual

Em 2024, muitas empresas no Brasil enfrentam desafios complexos na apuração de valores para obrigações acessórias anuais, como o ECF. Muitas delas ainda têm dificuldades em fechar apurações mensais e acabam entregando arquivos fora do prazo, resultando em retificações e sobrecarga nas áreas fiscal e contábil. Ao tentar cumprir suas obrigações fiscais, muitas vezes precisam retificar entregas devido a prazos apertados. 

Além disso, a legislação brasileira possui muitas especificidades que variam por segmento. A interpretação da legislação varia não apenas por nicho ou indústria, mas também entre empresas do mesmo setor. Empresas do setor químico, por exemplo, podem tratar o PIS/COFINS de maneiras diferentes.

Nesse cenário, a escolha de parceiros experientes é essencial. A experiência e a prontidão do parceiro em lidar com requisitos específicos acabam por determinar a duração e a eficiência de um projeto.

 

Reforma tributária

Com a proximidade da reforma tributária, mais do que nunca as empresas precisarão manter seus sistemas atualizados. A Atualização das versões do S/4HANA será importante para facilitar futuras adaptações e migrações quando as novas legislações entrarem em vigor. Manter os sistemas e dados mestres atualizados também será fundamental. Sistemas atualizados garantem que novas funcionalidades e tecnologias possam ser implementadas de forma correta. 

A parceria entre SAP e empresas como Synchro é essencial para acompanhar e implementar as mudanças legislativas. As soluções complementares ajudam a reduzir a exposição e os custos de conformidade fiscal.

As empresas que tiverem seus sistemas e processos preparados para lidar com dois regimes tributários simultaneamente, durante o período de transição da reforma tributária, certamente terão mais facilidade em passar por esse processo de transição. Essa preparação inclui a atualização do parque tecnológico e até mesmo a organização dos dados e processos internos. 

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