Dividendos pagos pelas empresas podem ser tributados a partir de 2023

Dividendos pagos pelas empresas podem ser tributados a partir de 2023

Os dividendos pagos pelas empresas são isentos de IR (Imposto de Renda), mas essa realidade pode mudar. Jair Bolsonaro, em campanha pela reeleição, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, propuseram novamente a tributação desses dividendos como forma de custear o Auxílio Brasil de R$600 em 2023. Caso a proposta seja colocada em prática, os gestores, que acompanham de perto o assunto, acreditam que possam ocorrer mudanças na prática de distribuição de parte dos lucros aos acionistas.

Rodrigo Santoro, da Bram, prevê que, em vez das organizações fazerem o pagamento de dividendos aos investidores, provavelmente avaliarão a possibilidade de promover programas de recompra de ações no mercado. Ou seja, o movimento de compra realizado pelas companhias pode gerar um aumento da cotação das ações em Bolsa, e o retorno aos acionistas será por meio de uma valorização induzida dos papéis. Para Rafael Cota Maciel, da Inter Asset, a tendência é que as empresas interrompam ou reduzam a distribuição de dividendos, em detrimento à busca por novas frentes de expansão dos negócios para crescer a operação. A mudança na política de remuneração das empresas, segundo ele, também tende a provocar alterações nas composições das carteiras dos fundos de dividendos do mercado.

Marcio Luis Pereira, responsável pela área de pesquisas de ações da Icatu Vanguarda, acredita que caso a tributação não venha acompanhada de alguma redução na tabela do IR PJ (Pessoa Jurídica), como compensação pela a cobrança do novo imposto, será um desincentivo aos investimentos no mercado de capitais e um cenário nada benéfico para o empresarial brasileiro.

Leia mais informações a respeito na Folha de São Paulo:

Fonte: Tributação de dividendos pode levar à maior recompra de ações pelas empresas | Folha de São Paulo

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.