Decisão sobre taxação de ICMS para compras feitas em comércio eletrônico é adiado a pedido do Governo de São Paulo

O Governo de São Paulo pediu um prazo maior para avaliar a proposta do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que discute a alíquota de ICMS a ser aplicada às compras efetuadas em e-commerces internacionais, como Shopee, Shein e AliExpress. O que levantou a questão de uma possível divergência do Estado com a proposta.

O Plano de Conformidade, programa da Receita Federal, tinha previsão de lançamento para os próximos dias. A proposta do programa visa unificar a alíquota de ICMS em 17% para compras internacionais através de lojas eletrônicas internacionais, a alíquota do imposto já chegou a ultrapassar até 30%. Os Estados haviam negociado que a inclusão do valor da alíquota de ICMS seria inserido na guia de declaração simplificada que o Governo Federal disponibilizará às plataformas de compras internacionais, mas vale ressaltar que o programa é optativo e será oferecido as empresas transportadoras e os marketplaces.

A adoção de uma mesma alíquota simplificaria o sistema, agilizando o processo de importação. Hoje o controle aduaneiro é responsável pela tributação destas compras, o comprador é notificado e após o pagamento dos tributos a compra é liberada. Os varejistas brasileiros por sua vez, acreditam que a tributação proporcionará a competitividade a produção nacional.

​“Na questão, São Paulo mantém sua postura responsável de colaborar com soluções que aperfeiçoem o sistema tributário. São Paulo não é contra o mérito da proposta, mas é necessário melhor análise dos aspectos jurídicos e procedimentais relacionados com a implementação da medida.”, informou

A proposta de uniformização sendo adotada possibilitará a tributação do produto no momento da compra e não sendo retido pelo controle aduaneiro. No entanto é preciso de unanimidade por parte dos estados, já que alguns entes terão uma redução da alíquota.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.