Custo Brasil: Saiba como as multinacionais podem garantir a conformidade tributária e fiscal end-to-end

O Custo Brasil, embora seja uma realidade mais do que clara para os tributaristas, empresas e empreendedores brasileiros, segue sendo uma questão desafiadora para todos. Nosso país possui uma das mais complexas legislações tributárias do mundo, com uma média de 40 alterações por dia segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), por exemplo. Se para os profissionais do setor fiscal e tributário essa complexidade é uma luta diária para manterem suas empresas em dia com o Fisco, imagina para as multinacionais que aqui operam? O desafio é ainda maior.

De modo mais direto e conciso, o Custo Brasil afeta a economia, em todas as esferas de administração, municipal, estadual e federal, torna os produtos mais caros para o consumidor, dificulta a geração de empregos, obstrui investimentos, impede o crescimento do país, prejudica a sua inserção nas cadeias globais de valor, além de gerar dificuldade de acesso ao capital, insegurança jurídica, excesso de burocracia e alta carga tributária. A pesquisa Tax do Amanhã, da Deloitte, apurou que quanto maior o porte e a capilaridade da operação no nosso país, mais horas são dedicadas para conformidade tributária, partindo de uma média de 3 mil horas anuais para companhias com faturamento líquido de R$45 milhões para até 37 mil horas nos casos de faturamento de R$6 bilhões.

Diante disso, como as multinacionais conseguem manter suas operações aqui, tendo lucro, gerando empregos, obtendo sucesso no negócio e contribuindo com a economia local? A Abimaq, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, realizou um comparativo do custo Brasil e constatou que um produto feito aqui, por exemplo, é 30% mais caro do que o mesmo produto feito nos Estados Unidos ou na Alemanha, países com os quais a indústria brasileira compete e tem várias subsidiárias no País. O estudo leva em conta as variáveis de juros sobre capital de giro, insumos básicos, impostos não recuperáveis na cadeia, logística, encargos sociais e trabalhistas, burocracia e custos de regulamentação, custos de investimentos e de energia.

Mesmo com todo este cenário negativo para o Brasil em relação à sua atratividade e competitividade no mercado global, há uma luz no fim do túnel para as multinacionais que, ainda assim, querem firmar presença em território brasileiro: para terem sucesso no Brasil e alcancem seus objetivos de negócio, é crucial ter um parceiro de inteligência tributária com expertise local e a agilidade necessária para lidar com nossa complexa legislação, mantendo todos os elos da conformidade contemplados nas entregas.

Isso porque, considerando todas as características da legislação, é praticamente impossível para uma multinacional manter a documentação em conformidade sem o apoio de uma solução tributária local parametrizável, que relacione automaticamente as obrigações municipais, estaduais e federais. Assim, a equipe além de assegurar a conformidade com total eficiência, consegue focar na análise e planejamento fiscal e tributário da companhia.

É necessário outras ponderações na hora de procurar o parceiro de inteligência tributária. A empresa precisa: ter uma tecnologia voltada à eficiência operacional, garantindo conformidade com o ERP global em um sistema em construção incremental constante, dado o volume de alterações diárias, ter um sistema robusto, com fácil interface do usuário, garantindo o atendimento à legislação com facilidade e segurança, investir em inovação, tendo em vista as transformações profundas pelas quais a área tributária está passando, fomentar a sua própria comunidade de usuários ativos e autônomos, que interaja com ele como trust advisor para melhorias em seu sistema fiscal, e ser segura em relação ao tratamento dos dados pessoais de seus clientes, por questões da LGDP (Lei Geral da Proteção de Dados) – o parceiro deve seguir à risca tanto as determinações da lei brasileira, quanto da europeia GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), e possuir certificações de conformidade e segurança internacionais para trabalhar na nuvem, como as SOC1 e SOC2.

A Synchro é uma das mais conceituadas provedoras de soluções de conformidade fiscal e há mais de três décadas desenvolve soluções que entregam conformidade com eficiência a todos os processos da cadeia de valor fiscal. Desenvolvemos produtos com integração nativa com os fabricantes de ERP global, mitigando assim a instabilidade e consequente perda operacional das companhias. Investimos constantemente em tecnologia e treinamento de equipe. Sobre comunidade de usuários ativos e autônomos, além do canal aberto com os mais de 400 grupos econômicos que atendemos no Brasil, contamos com o aconselhamento constante de um grupo de lideranças de grandes empresas do nosso mercado. Somos pioneiros em gestão tributária na nuvem, respondendo por 30% dos contratos.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como nossas soluções podem auxiliá-lo estrategicamente.

Para ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento no segmento tributário, confira nossos conteúdos exclusivos!

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.