Como o Cloud Computing aumenta a produtividade dos funcionários?

Com a velocidade da evolução da tecnologia e a necessidade crescente de maior eficiência por parte das empresas, os donos de negócio e gerentes se perguntam: Como o Cloud Computing pode aumentar a eficiência e produtividade dos funcionários?

Para manter a sua competitividade no mercado, as organizações precisam atualizar toda a sua estrutura de TI, de forma a conseguir trabalhar com grandes demandas e na velocidade que o cliente precisa. Dessa forma, é possível ter maior agilidade e eficiência nos negócios, resultando em um custo benefício interessante. Esses são apenas alguns dos benefícios que a cloud computing oferece. Gestores e empreendedores também podem se beneficiar de mecanismos inteligentes, como a solução ECF.

Impactos positivos da cloud na produtividade

Comunicação e performance

Os servidores antigos (conhecidos como datacenters) exigiam das organizações espaços físicos especiais para eles, onde passavam diversos cabos e conexões, além de exigir sistemas de ar condicionado específicos para a climatização do ambiente, o que tornava toda essa estrutura mais complexa e cara, além de ser mais vulnerável em termos de segurança.

Já a Cloud Computing é uma solução que dispensa esse sistema e permite que as empresas, independentemente de seu porte ou de seu espaço físico disponível, tenham acesso a uma tecnologia mais dinâmica, barata e moderna, tornando todo o processo mais ágil, inteligente e oferecendo uma excelente comunicação e performance para empreendedores, gestores, colaboradores e fornecedores, que pode ser realizada diretamente pela plataforma oferecida pela nuvem.

Com a Cloud Computing, o sistema já está todo virtualizado, dispensando a estrutura complexa de hardware e, para ser utilizado, basta apenas fazer o seu acesso através de login e senha.

Estabilidade do sistema

O serviço de Cloud Computing conta com uma grande estabilidade e esse é um dos seus grandes pontos fortes. Ou seja, o sistema contratado irá funcionar perfeitamente, tanto em baixas demandas como em empresas que trabalham com um grande volume de dados.

Os funcionários jamais vão precisar parar o seu trabalho por causa de um servidor lento ou por problemas de TI. Quando o sistema do próprio servidor cloud detecta alguma anormalidade, ele redireciona os dados para outro servidor, sem afetar a segurança das informações nem deixar o sistema corporativo na mão.

Mobilidade para os funcionários

O Cloud Computing pode ser acessado de qualquer lugar, através de um computador ou de dispositivos móveis, desde que haja acesso à internet. Isso torna o trabalho dos funcionários mais dinâmico e torna possível se trabalhar de qualquer lugar.

Muitas empresas utilizam o transporte de dados e arquivos através de pendrives, cartões de memória e DVDs, o que torna essa ação arriscada, uma vez que as mídias, por serem físicas, podem ser perdidas, danificadas de forma acidental e, os dados, perdidos.

Com o Cloud Computing, isso não acontece, já que essa tecnologia conta com backups constantes, o que evita a perda de dados e evita que o colaborador tenha de refazer o seu trabalho, no caso de uma falha no sistema.

Elasticidade do Cloud Computing

Essa é uma característica exclusiva da Cloud Computing, que permite à empresa aumentar ou diminuir os recursos que serão utilizados do sistema, de acordo com a demanda necessária naquele momento, enquanto em um datacenter individual, sempre existe a geração de recursos ociosos.

Equipe mais produtiva

Com a cloud computing, as equipes podem trabalhar de forma simultânea e contar com várias ferramentas e soluções que possibilitam o uso compartilhado de aplicações e dados importantes para o desenvolvimento de um trabalho ou projeto .

Ou seja, utilizar a nuvem permite que a sua equipe trabalhe de forma sincronizada, já que, quando uma pessoa salva um dado ou arquivo, ele é automaticamente atualizado na cloud e todos tem acesso ao mesmo e podem trabalhar simultaneamente no mesmo, o que torna o desenvolvimento de um projeto mais rápido e dinâmico.

Isso gera uma grande economia de tempo, o que implica diretamente na produtividade do funcionário, que não precisa mais ir de um lado para outro procurando um determinado arquivo ou informação, que já fica disponível na nuvem. Isso torna seu trabalho mais eficiente e produtivo.

Gostou do artigo? Então comente e nos diga o que você pensa sobre o cloud computing e o aumento da produtividade dos funcionários que ele gera nas organizações!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.