Tão importante quanto conceder bons descontos aos consumidores, estar em dia com o Fisco é um dos quesitos básicos para as organizações conseguirem lucrar na Black Friday e na Cyber Monday
Diferente da Black Friday e Cyber Monday do ano passado, que dividiu os holofotes com a Copa do Mundo, este ano a expectativa é que a data movimente bastante as vendas no varejo e supere os números atingidos em 2022. Uma recente pesquisa da Offerwise comprova essa afirmação ao revelar um aumento de 114% nas buscas relacionadas à Black Friday em comparação ao mesmo período do ano passado.
O levantamento, realizado com 2 mil pessoas das classes A, B e C, identificou mais otimismo dos brasileiros para as promoções, sendo os eletroeletrônicos a categoria mais almejada, com 69% de preferência. Neste grupo, os produtos mais procurados são eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%). A segunda categoria mais desejada pelos consumidores é o vestuário, com 53%, seguido por beleza e cuidado pessoal (37%), casa (34%), alimentação (27%) e lazer (26%).
Diante das projeções animadoras, podemos antever que as empresas terão um significativo aumento das vendas de seus produtos e serviços no mês de novembro, que também conta com a Cyber Monday para acelerar ainda mais o comércio varejista. Porém, tão importante quanto vender, as companhias devem se preparar para atender bem as demandas que estão por vir e redobrar os cuidados com a conformidade tributária.
Seja no ambiente digital ou em lojas físicas, à medida que as vendas aumentam, o volume de transações a serem declaradas ao Fisco também aumenta. Por isso, é necessário cautela e atenção com as obrigatoriedades fiscais e tributárias para evitar situações de não conformidade e penalidades aos negócios.
Veja, a seguir, como se preparar para ter sucesso na Black Friday e Cyber Monday:
- Evite instabilidades: Esteja preparado para receber um alto volume de acessos em seus canais de vendas online, de modo a não apresentar qualquer intercorrência que possa atrapalhar a navegação dos consumidores.
- Esteja em conformidade: Certifique-se de que a organização está em total conformidade com o Fisco, para conseguir operar com total liberdade e sem risco de possíveis penalidades.
- Acompanhe de perto as legislações: É muito importante estar a par das legislações de todos os Estados em que a empresa opera, para saber se houve alguma atualização ou mudança que pode impactar, por exemplo, na emissão das notas fiscais.
- Se necessário, atualize os sistemas com antecedência: Caso ocorra alguma modificação nas legislações que demande a atualização dos sistemas tributários, é de total importância fazer as alterações o mais rápido possível, para que a companhia consiga operar normalmente durante esse período de vendas.
A data mais esperada de novembro não é somente uma oportunidade para os consumidores adquirirem produtos e serviços por preços mais atrativos. A Black Friday e a Cyber Monday é o momento dos empreendedores, empresários e organizações iniciarem com o pé direito as vendas de final de ano, que movimentam substancialmente a economia. Então, gerir a parte fiscal e tributária se torna ainda mais mandatório neste período do ano, para que tudo ocorra conforme o planejado.
Esteja atento, mantenha a conformidade tributária e boas vendas!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.