Engana-se quem pensa que a tecnologia é importante para algumas áreas, apenas. Muito pelo contrário: ela pode ser aplicada em inúmeras estratégias, tanto de organizações como de departamentos, atuantes com os mais diversos assuntos. Com o apoio dela, é possível agilizar processos do dia a dia, resultando em mais eficiência e sustentabilidade para o negócio.
Na área fiscal isso não é diferente. Com a utilização de uma ferramenta de BI (Business Intelligence), por exemplo, é possível trabalhar com a inteligência dos dados fiscais de forma muito mais estratégica, inclusive em tempo real, agilizando o período dedicado ao trabalho, para que ele seja investido em análises e planejamentos, com foco na redução dos riscos e na consequente transformação da complexidade da tributação brasileira em benefícios à empresa.
Mas como anda a parceria entre a área fiscal e a tecnologia?
Embora algumas companhias já estejam investindo na atualização do departamento fiscal – seja há pouco ou há algum tempo -, a maioria ainda está bem longe disso. É possível constatar tal informação a partir de um dado preocupante: aproximadamente 81 mil empresas entregaram, no site do ECD – SPED, seus arquivos referentes às obrigações exigidas pelo Fisco, apenas no último dia do prazo.
Trata-se de um número bastante expressivo, uma vez que a obrigação existe há 10 anos, o que nos induz a pensar que o acontecido se deve ao grande volume de trabalho dos especialistas em tributos e ao fato de as empresas não estarem preparadas para cumprirem esta demanda com tranquilidade. Até mesmo por conta das constantes alterações na legislação brasileira, o que gera ainda mais esforço, além de inúmeras pesquisas e revisões.
Vale ressaltar que a captação de dados, algo considerado extremamente caro na década passada, atualmente está ao alcance de todos, a cada instante. E mais: até então esse tipo de solução ajudava a otimizar processos, enquanto agora é totalmente voltada à geração de valor. O grande desafio, daqui para frente, é transformar tais informações em ativos, utilizando-os de forma estratégica para classificar melhor o mercado de atuação e, até mesmo, os clientes.
E a sua empresa, está preparada para os desafios e o futuro da área fiscal no Brasil? Quer saber mais a respeito deste assunto? Confira entrevista realizada pelo VP Comercial, de Alianças e Parcerias da Synchro, Ricardo Funari, com o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da SAP, Alexandre Schmidt, durante o evento SAP Now 2021: Acesse os conteúdos da Synchro no SAP NOW 2021
*Por Ricardo Funari, VP Comercial, de Alianças e Parcerias da Synchro
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