Bancos passarão a pagar PIS/Cofins sobre receitas financeiras

A partir de agora, os bancos devem pagar PIS/Cofins sobre as receitas financeiras, como os juros, por exemplo. A decisão, tomada pelo STF em plenário virtual, foi de que as receitas brutas operacionais decorrentes da atividade empresarial típica das instituições financeiras integram a base de cálculo PIS/Cofins cobrado em face daquelas ante a Lei 9.718/1998, mesmo em sua redação original, ressalvadas as exclusões e deduções legalmente prescritas.

Dada a decisão, o governo fica autorizado a cobrar das instituições financeiras as contribuições dos últimos cinco anos. A Receita Federal estima que essa cobrança pode chegar a R$ 115 bilhões de arrecadação aos cofres públicos.

Fique por dentro: STF decide a favor da União em julgamento tributário de R$ 115 bi

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.