Auditorias: peças-chave nas empresas

Auditoria é um termo que pode se referir a três coisas diferentes, porém interligadas: pode referir-se ao trabalho realizado por um auditor, à tarefa de estudar a economia de um negócio, ou ao escritório onde essas tarefas são executadas. A atividade de auditoria é a realização de uma revisão de processos das atividades econômicas de uma organização para confirmar se cumpriram o que foi estabelecido pela lei.

Auditoria externa

Normalmente, o termo refere-se à auditoria contábil, que é examinar as contas de uma empresa ou entidade. Pode-se dizer que a auditoria é um exame ou avaliação efetuada com uma determinada metodologia. Na auditoria externa, o auditor não pertence à entidade auditada. O trabalho do auditor consiste em analisar cuidadosamente as ações da empresa e os documentos em que foram registrados e se as medidas que têm sido tomadas em diferentes casos são adequadas e se a empresa se beneficiou delas.

Em uma auditoria você pode aplicar princípios científicos de contabilidade para a verificação dos bens, do trabalho e dos benefícios obtidos pela empresa. Essas verificações são fundamentais, mas não são a única coisa importante. A auditoria nas empresas também pretende fornecer orientações para ajudar os membros de uma empresa de negócios a fazerem uma avaliação depois de analisar cuidadosamente o trabalho que é realizado dentro da organização.

Em uma empresa, a avaliação do que diz respeito ao desempenho organizacional de toda a empresa é fundamental para discernir se foram atingidos os objetivos desejados. Neste trabalho consiste a importância da auditoria. O seu principal objetivo é verificar a integridade e autenticidade das ações e registros que estão dentro do sistema de informação da organização.

Auditoria interna

Uma auditoria interna, por sua vez, é uma análise detalhada do sistema de informação da empresa, onde são utilizados uma série de técnicas e métodos específicos. Os relatórios são realizados por um profissional que tem laços comerciais com a empresa e os faz circular internamente, sem validade legal fora da empresa.

Quando os balanços das empresas são negativos, os auditores recomendam frequentemente que as empresas utilizem algumas estratégias para revitalizá-la economicamente. Por exemplo, eles podem recomendar um lançamento de um produto esperado para cativar a atenção de investidores e do público em geral e obterem lucro. As auditorias também são usadas para as empresas poderem analisar as suas ações e receberem um guia para se manterem ativas e melhorarem a sua posição no mercado.

Existem outros tipos de auditorias para além da contabilidade: podem ser mencionadas a auditoria energética (que fiscaliza a utilização de energia proveniente de um sistema ou de uma construção), auditoria ambiental (com foco em como uma entidade impacta sobre o meio ambiente) auditoria social (que controla a atividade de uma empresa em termos de sua responsabilidade social) e de auditoria informática (um procedimento que verifica se um sistema de computador consegue manter a integridade de seus dados e uso eficiente dos recursos), todas eles melhorando sensivelmente a eficácia da empresa auditada.

E então, mais familiarizado como o processo de auditoria? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário e participe da conversa!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. […] o hábito de consolidar um sistema de controle interno dentro da organização! Leia mais sobre a importância da auditoria nas empresas e evite surpresas […]

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.