Agronegócio – Cada vez mais “Tech”

O surgimento abrupto da maior pandemia dos últimos 100 anos jogou nossas perspectivas em um mar de insegurança nunca visto em nossos tempos. As tentativas de contenção da proliferação do vírus e o alto grau de incerteza sobre com o que exatamente estávamos lidando, impactaram diretamente a economia mundial e, no caso brasileiro, a retração no PIB foi de 4,1% no ano anterior, segundo o IBGE. Voltamos a enfrentar o fantasma da recessão.

No entanto, o Agronegócio brasileiro remou contra essa maré de instabilidade e se destacou, obtendo um respeitável crescimento total de 24,3% em 2020, passando a responder a mais de um quarto do PIB do Brasil, segundo matéria do G1 com base nos dados divulgados pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Embora o Brasil disponha de fatores naturais que contribuem com esse cenário, quando olhamos pelo retrovisor observamos os diversos desafios e dificuldades superadas no segmento ao longo destes anos e notamos que o bom resultado em pleno período de pandemia não foi um acaso. O aumento de produtividade precisa ser amparado por uma estrutura que garanta os insumos adequados, com a quantidade e qualidade necessárias, adaptada a realidade de cada setor e região, e precisa fundamentalmente das escolhas certas, da visão empreendedora necessária para transformar os resultados técnicos do campo em valor agregado em toda a cadeia produtiva, não apenas alimentando uma parte representativa da população mundial, mas também gerando valor para todos os envolvidos.

Aqui entra a tecnologia. A adoção de instrumentos modernos de gestão tem permitido criar modelos sofisticados de planejamento abrangendo a ampla cadeia produtiva do setor. Da compra de insumos até a comercialização de alimentos, matrizes de planejamento têm permitido o acompanhamento e controle dos investimentos e dos movimentos planejados nas diversas áreas que compreendem as iniciativas das agroindústrias e demais empresas do segmento.

Os desafios são relevantes: as barreiras fitossanitárias, as regras tributárias, as questões regulatórias do setor, os efeitos da globalização, as variantes climáticas, a mudança no perfil de consumo e a suscetibilidade à dinâmica global de uma era marcada por mudanças constantes, tornam cada vez mais complexo o processo de tomada de decisão. É necessário: O Agro precisa ser cada vez mais tech.

Para apoiar este processo decisório, as empresas têm avançado no conceito de projeção de cenários através de ferramentas modernas que avançam alguns passos à frente do processo de planejamento tradicional, montando mecanismos de simulação baseados nos principais fatores de impacto dos resultados, abrangendo todo o ciclo da cadeia produtiva e demonstrando para cada cenário qual o resultado esperado. Estas ferramentas são estrategicamente importantes para muitas empresas do agronegócio, a exemplo das cooperativas, que possuem múltiplos negócios inter-relacionados, da comercialização de grão a industrialização e fomento, onde as escolhas precisam ser feitas com o objetivo de encontrar um ponto de equilíbrio viável entre todos os negócios, ou a identificação de ações de mitigação em determinado setor.

As ferramentas de projeção baseadas no próprio processo de planejamento não são novas, mas passam a ser mais adotadas em função da dinâmica dos mercados e dos fatores que têm facilitado seu acesso, a exemplo das aplicações em nuvem (Cloud), que têm permitido cada vez mais empresas terem acesso a custos menores.

As perspectivas do agronegócio brasileiro são muito favoráveis, mas o processo de tomada de decisão se torna cada mais complexo e de maior impacto. Adotar instrumentos que ajudem a projetar e analisar antecipadamente o resultado de suas decisões é, certamente, uma das primeiras escolhas a se fazer.  A tecnologia é a maior aliada para que os resultados apresentados pelo setor em 2020 sigam em trajetória ascendente.

 

Fonte: https://www.ninecon.com.br/agronegocio-cada-vez-mais-tech/

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.