Adeque sua empresa para implementação do Bloco K

Passadas as polêmicas e discussões, é hora de aceitar e se preparar para a implementação do Bloco K. A tecnologia veio para ficar e o governo também enxergou esta oportunidade, o que lhe garante uma fiscalização mais efetiva e um aumento da arrecadação. Como já vimos em outros artigos no nosso blog, terão uma melhor adaptação àqueles que se prepararem para a mudança, mais ainda, quem já anda na linha e segue os protocolos. Hoje, vamos falar sobre como as empresas devem se adequar à nova exigência.

Seja digital

Segundo pesquisa publicada no jornal Folha de São Paulo, 83% das empresas que usam tecnologia para facilitar seu negócio apresentam resultados melhores e mais sólidos. Com isso, livros em papel, arquivos enormes e impressões de documentos estão se tornando cada dia mais incomum. Além de dificultarem a busca de informações, são um crime ao meio ambiente. Na área contábil então, nem se fala, a tecnologia só tem a agregar, facilitando as operações e unificando informações que fornecem um quadro exato da saúde empresarial.

Portanto, um software adequado é peça-chave para as empresas estarem adequadas ao novo cenário tanto de tecnologia quanto governamental.

Dê importância aos dados

Parte da polêmica em torno na implementação do Bloco K é pela falta de organização das empresas. Afinal, elas têm (ou deveriam ter) a maioria dos dados, basta unir as pontas e consolidar as informações. A contabilidade de custos deve ser primordial nessa nova fase e beneficiará a empresa mais do que ela imagina, uma vez que levantará todos os dados da produção, suas etapas, insumos utilizados, perdas, trabalho de terceiros, produto final, estoque e venda.

Conheça a ECF, uma Solução da Synchro para facilitar ainda mais os processos.

Seja bem informado

Com a contabilidade cada dia mais estratégica, estar por dentro de todas as mudanças e inovações é obrigatório tanto para gestores quanto para sua equipe. Promova a integração dos funcionários com as ferramentas e as mudanças nas regulamentações, uma equipe coesa certamente entregará os resultados esperados, sem colocar a empresa em risco.

Um sugestão é fazer um treinamento in company, 100% direcionado para as suas necessidades. É um momento propício para falar com todos os envolvidos de uma só vez, dando unidade às informações e tirando dúvidas inloco. A Synchro tem forte atuação nesse setor, saiba mais clicando aqui.

Mudança cultural

Sem dúvidas, a implementação do Bloco K trará mudanças profundas nas empresas. E não podemos esquecer que por trás da tecnologia existem pessoas, e que sua inteligência é substancial nesse processo. Implantar o melhor sistema sem modificar a mentalidade de quem o opera pode ser uma tarefa árdua. Por isso, eduque sua equipe para o novo, mostre o por quê das mudanças e como isso afeta a organização e o seu trabalho. Além disso, envolva vários departamentos nessa jornada: contábil, financeiro, TI, operacional. Uma equipe multidiciplinar minimiza falhas e inconsistências.

Abrace as mudanças e enxergue os benefícios que ela pode trazer para as organizações. A implementação do Bloco K, se iniciada agora, será muito mais leve e apontará gaps de produção que, corrigidos, podem inclusive aumentar a competitividade, o que em tempos de economia instável é primordial. Ainda tem dúvidas sobre a implementação do Bloco K? Deixe um comentário!

 

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.