A tecnologia como aliada para vencer os desafios tributários

A grande complexidade do ambiente tributário brasileiro exige das empresas constante investimento na modernização de seus processos, além de incontáveis horas investidas pelas equipes de tax para garantir ao máximo a conformidade fiscal.

Sem dúvida alguma, a tecnologia está presente cada vez mais na realidade dos profissionais da área, através de ferramentas como automação, inteligência artificial, machine learning e outras que possuem o mesmo objetivo: acelerar e garantir a acuidade da análise de dados e transações tributárias.

Pesquisa realizada pela Deloitte com empresas de diferentes portes questionou sobre temas relacionados à tecnologia para a área tributária, com o objetivo de analisar o nível de concordância das organizações sobre:

      • automação das fases de coleta e classificação de dados;
      • acesso a informações sobre regulamentações de forma mais transparente;
      • melhoria da qualidade das análises tributárias com o uso de inteligência artificial;
      • crowdsourcing através da contratação de freelancers para atividades tributárias;
      • ampliação dos conjuntos de dados sem limite para o armazenamento de informações.

A grande maioria das empresas concorda total ou parcialmente com o crescimento dessas tecnologias na área tributária para o futuro.

Inclusive, mais de 70% das empresas consultadas já automatizam as operações de emissão de notas fiscais, entrega de obrigações como Sped Fiscal,  e lançamentos fiscais de saída.

No quesito automação fiscal já adotada no presente, o porte da empresa é diretamente proporcional ao nível de tecnologias já implantadas.

50% das empresas participantes pretendem adotar soluções no auxílio dos processos tributários, em geral essa parcela corresponde às empresas com o maior faturamento da amostra. Essas ferramentas teriam como principais objetivos melhorar o desempenho da área tributária e reduzir erros nos processos.

Tecnologia na nuvem traz vantagens e economia de custos

Dentre as mais soluções tecnológicas mais adotadas recentemente, especialmente em decorrência da pandemia da Covid-19, está a migração de sistemas e dados para a nuvem.

As vantagens que essa medida oferece, além da economia de custos, estão relacionadas a: melhoria da performance da área tributária, acesso a novas tecnologias, rápida escalabilidade, fácil implantação, inovações em tecnologia da informação, melhoria do tempo de entrada no mercado e maior segurança de dados.

O gráfico abaixo mostra a porcentagem de empresas participantes da pesquisa que pretendem adotar ferramentas hospedadas em nuvem para atividades tributárias, divididas por faturamento:


Critérios para adoção de novas tecnologias variam

Outro fato constatado pela pesquisa foi a maior valorização dos investimentos em tecnologias por profissionais de cargos em nível de diretoria e presidência. Por outro lado, a otimização de processos é mais valorizada pelos profissionais de cargo até gerência, que enfrentam diariamente desafios operacionais.

Na hora de avaliar quais fatores seriam importantes para adoção de uma tecnologia nos departamentos fiscal e tributário, os três fatores em destaque foram: custo de implementação, eficiência em controles operacionais e ROI (retorno do valor investido em software versus custo de futuros prejuízos financeiros). Ainda, um fator de muito peso apontado pelas grandes empresas é a redução da força de trabalho com registros manuais.

Independentemente dos motivos que levem as empresas a buscarem novas tecnologias para as áreas fiscal e tributária, fato é que a otimização dos processos tributários e melhoria da performance dos profissionais do setor dependem de ferramentas que possam agilizar os processos, ao mesmo tempo em que promovem a segurança de dados e garantem a conformidade legal.

Logo, a tendência é de que, cada vez mais, a automação se torne uma realidade para a grande maioria das empresas brasileiras.

Fonte: Pesquisa “Tax do Amanhã – Tecnologias e recursos para os atuais desafios tributários das organizações”, elaborada por Deloitte, disponível em: https://pesquisas.lp.deloittecomunicacao.com.br/tax-do-amanha

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.