A importância de uma gestão estratégica nas empresas contábeis

Nos últimos anos, o modelo de gestão de grande parte das empresas contábeis brasileiras têm amadurecido, tornando mais claros os benefícios do modelo de gestão estratégica para as empresas desse setor. O fato é que os profissionais de contabilidade em geral tem se transformado do tradicional perfil apenas técnico para terem uma maior preocupação com os aspectos empreendedores, como o marketing e a valorização dos clientes.

Tudo isso é fruto dos planos de gestão estratégica para as empresas contábeis que estão passando a valorizar os aspectos do negócio para alcançar um diferencial competitivo das empresas contábeis. Quer saber como implantar o planejamento estratégico e transformar a gestão da sua empresa contábil? Então confira o nosso post de hoje para saber a importância da gestão estratégica para essas companhias:

O que é uma gestão estratégica para sua empresa contábil?

Uma gestão estratégica significa desenvolver capacidades e competências únicas para sua empresa, criando um diferencial competitivo e aumentando a atratividade para seus clientes em potencial. Dessa forma, a sua assessoria contábil cria um roteiro de desenvolvimento de ações competitivas através de uma análise cuidadosa dos seus negócios, objetivos e demandas do mercado.

No caso das empresas contábeis, uma gestão estratégica eficiente envolve planejar investimentos em atendimento como fator de diferenciação, além de uma valorização em marketing para um ambiente externo, seja para captação, manutenção ou até para a fidelização de clientes.

Entenda as dificuldades de implantar uma gestão estratégica contábil

Segundo uma pesquisa do professor Roberto Dias Duarte, cerca de 65% das horas trabalhadas pelos funcionários dos escritórios de contabilidade são dedicadas a atender demandas do governo, além de 22% do seu tempo em apresentar informações para os clientes e organizar as rotinas administrativas. Enquanto isso, as atividades de planejamento estratégico e marketing representam apenas a 5% do tempo disponível dos empreendedores.

Esses dados revelam que ainda há um longo caminho até que a gestão estratégica seja considerada prioritária para a maioria dos empresários do ramo contábil. Afinal, ao gastar a maior parte do tempo atendendo as demandas governamentais, a percepção de valor dos clientes dos escritórios contábeis é reduzida, gerando um mercado de competição por preços, em detrimento da qualidade dos serviços prestados.

Quais são os benefícios de uma gestão contábil estratégica?

Nos últimos anos, algumas empresas têm percebido a importância de apresentar serviços personalizados e variados, buscando uma atuação diferenciada no mercado de assessorias contábeis. E algumas dessas empresas que valorizam a gestão estratégica têm colhido resultados positivos, como um aumento na sua receita acima de 25% — o que não acontece com tanta frequência em empresas que definem preços como diferencial. Confira alguns benefícios de ter uma gestão estratégica para sua empresa contábil:

  • Provocar uma maior percepção de valor para o cliente,
  • Valorizar o marketing para sua empresa como um meio de atração e retenção da clientela,
  • Ampliar a competitividade do seu negócio ao oferecer serviços de melhor qualidade,
  • Diferenciar sua empresa das outras contábeis que definem apenas seu “preço” como principal atrativo.

Através da gestão estratégica, sua empresa contábil estará mais competitiva e preparada para superar desafios e aproveitar as novas oportunidades do mercado contábil — como a integração com o SPED, o eSocial, e as novas adequações ao novo sistema brasileiro de prestação de contas.

Tem gasto tempo para planejar o seu negócio? Qual é o maior benefício de implantar uma gestão estratégica na sua empresa contábil? Conte suas experiências nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.