As metodologias de gestão de projetos têm sido um ponto de grande debate, de um lado metodologias ágeis, de outro metodologias tradicionais e de outro metodologias hibridas que de alguma forma tentam mesclar as duas anteriores, tudo em prol de melhorar a performance dos projetos
Nós da Synchro utilizamos para a implantação de nossos sistemas metodologias que se adaptam as necessidades do projeto e do cliente, assim estamos aderentes as suas expectativas gerando alto valor agregado ao cliente.
Uma metodologia exige muito esforço, tanto na elaboração, quanto na sua manutenção para que seja compatível a realidade. Mesmo assim, é fundamental para a boa execução dos projetos, pois proporciona:
- Medição dos resultados;
- Análise de indicadores;
- Tecer comparativo entre projetos semelhantes
- Avaliação das possibilidades de otimizar os próximos projetos;
- Através do aprendizado do passado é possível definir métricas, metas, uma baseline assertiva, o avanço planejado x realizado, avaliação dos riscos, entre outros fatores, o que permite uma visão 360º do projeto e facilita a sua gestão e execução;
- As melhores práticas estão sempre atualizadas e aplicadas no projeto do cliente;
- O registro de lições aprendidas gera um ciclo de melhoria contínua;
- Os gerentes de projeto não despendem tempo para identificar as melhores práticas, na criação de ferramentas e template, está tudo pronto e a mão para executar e gerir o projeto;
- Aumento da taxa de sucesso no alcance dos objetivos dos projetos;
- Reduz drasticamente a quantidade de problemas de comunicação e conflitos;
- A equipe do projeto se torna mais produtiva;
- Redução dos problemas de planejamento e execução do projeto tanto em escopo, prazo e custo como garantindo melhor qualidade, tratativas adequadas de riscos, administração dos recursos e a correta gestão da comunicação da equipe e dos stakeholders;
- Permite uma visão de curto, médio e longo prazo;
- A execução somente dos trâmites administrativos essenciais e de grande valor para nossos clientes;
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Adaptação a realidade da empresa do cliente independente da cultura ou processos organizacionais;
- A gestão e a execução pela equipe se tornarão mais efetiva pois trabalhará com as informações relevantes e necessárias sabendo por padrão as fontes geradoras, como e para quem distribuir, onde e como armazenar, responsabilidades, ou seja, não há uma curva de aprendizagem longa (a equipe está treinada e sabe o que precisa fazer) o que faz com que o projeto comece a gerar valor para o cliente desde o primeiro dia de execução;
- Estar adaptada as melhores ferramentas e técnicas para resolução de problemas;
- Zelar pelo melhor uso dos recursos através de processos mais eficientes para seleção dos projetos e gestão do pool de recursos da empresa;
- Validar se o retorno esperado foi alcançado e divulgar os resultados;
Como podemos ver, ter uma metodologia “fit” atende as necessidades do cliente alavancando os resultados e mitigando as perdas, aderindo com as diversas culturas organizacionais e seus valores, constroi pontes, buscam a excelência com alto grau de autonomia e confiança sem perder de vista o respeito com as pessoas, gerando alto valor agregado a todos os stakeholders e ao cliente.
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