A importância da automação de processos no aumento das vendas no e-commerce

Abordaremos a importância da automação de processos no comércio eletrônico em períodos de picos de vendas em datas específicas como a Black Friday, com o foco na perspectiva de aumento de compras e consecutivamente no aumento de demandas.

Um dos períodos de pico de vendas mais conhecido no e-commerce é Black Friday. Em 2020, por exemplo, as datas comemorativas tiveram um forte crescimento online, respondendo por 34% da receita do setor, de acordo com dados da Ebit Nielsen na pesquisa Webshoppers.

Observe a tabela de datas comemorativas:

 

DATAPERÍODOFATURAMENTOTÍQUETE MÉDIOCRESCIMENTO
Dia do Consumidor13/03R$ 1,4 bilhõesR$ 4368%
Dia das Mães25/04 – 09/05R$ 3,7 bilhõesR$ 41264%
Dia dos Namorados28/05 a 12/06R$ 4,1 bilhõesR$ 44963%
Dia dos Pais14/07 a 11/08R$ 3,5 bilhõesR$ 43437%
Semana Brasil04/09 a 16/09R$ 2,3 bilhõesR$ 46712%
Dias das Crianças27/09 a 12/10R$ 2,4 bilhõesR$ 402-15%
DOSingle Day01/11 a 11/11R$ 2,5 bilhõesR$ 45719%
Black Friday26/11 a 27/11R$ 4 bilhõesR$ 65216%
Cyber Monday30/11 a 03/12R$ 0,5 bilhõesR$ 47821%
Natal15/11 a 24/12R$ 3,7 bilhõesR$ 46228%

Informações de Ebit/Nielsen Webshoppers

 

O impulso das vendas nessas datas necessita de preparação da qual uma das mais importantes estão na automação de processos no comércio eletrônico.

Por quais motivos?

Enumeramos os principais:

1.Diminuição dos custos

2.Dados mais confiáveis

3.Padronização nas operações de trabalho

4.Centralização Informações

5.Aumento

  • Transparência
  • Competitividade
  • Produtividade
  • Vendas online

6.Proporciona decisões mais assertivas

 

Conforme listado acima, a automação de processos permite agilizar as atividades e otimizar resultados, evitando o desperdício de tempo com tarefas desnecessárias e alocando melhor os recursos financeiros e de mão de obra, de forma que promovam melhorias significativas na empresa.

Agora, observe algumas das funções que mais necessitam ser automatizadas no setor de comércio eletrônico:

1.Backup de dados relevantes

2.Segurança em processo de pagamento

3.Organizador

  • Gestão
  • Controle de estoque

4.Otimizadores

  • Rastreamento de entregas de produtos
  • Interação com o cliente
  • Chatbots para o atendimento ao cliente
  • Na integração entre processos

5.Formadores de bancos de dados

6.Processos fiscais

 

A pesquisa da UOL para marcas com a parceria da MindMiners, trás uma análise sobre a Black Friday neste ano, que reafirma a expectativa do crescimento de vendas online para o período.

Questionaram 800 pessoas via online no painel da MindMiners, de todas as classes sociais e regiões do país, mapearam a opinião dos clientes, desejo de consumo, categorias favoritas e hábitos pontuais relacionada a Black Friday. Os participantes são 48 homens e 52 mulheres de 18 a 24 anos os quais totalizaram 20% ;25 a 30 anos 17%; 31 a 40 anos 27% e acima de 41 anos 36%.

Em média, 67% dos pesquisados possuem o intuito de adquirir produtos; 89% deles que possuem inclinação a comprar, serviram-se da promoção do ano anterior; 86% disseram que compram em lojas virtuais e 53% aumentaram a procura por produtos. Após o fim da pandemia, 75% mantiveram digitalmente sua continuidade de consumo. Foi identificado a alta intenção de compra nas categorias de viagem e alimentação, ambas com 20% das menções. No ano anterior, representaram 16% e 17% das referências respetivamente.

Embora a demanda não seja alta, os dados apontam o início de uma recuperação no setor turístico e alimentício. Enquanto as categorias mais desejadas neste ano são: smartphones (46%), eletrônicos (43%), eletrodomésticos (35%), informática (35%), moda e acessórios (27%).

Com isso, a automação de processos pode contribuir para a agilidade de atividades, análise de dados que possam nortear decisões estratégicas, impulsionar as vendas e auxiliar as lojas virtuais a suportar de forma eficiente o aumento de demanda. Sabendo que um dos setores que mais sofrem com a oscilação de demanda é o setor fiscal, a Synchro possui diversas soluções que podem facilitar o dia a dia da equipe tributária. Entre em contato conosco e saiba o que Synchro pode fazer pela sua empresa.

 

 

Fontes:

  • Ebit/Nielsen Webshoppers
  • Pesquisa UOL MindMiners: https://blog.publicidade.uol.com.br/insights/black-friday-jornada-de-consumo-ja-comecou-veja-insights-de-pesquisa-do-uol/

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.