A importância da automação de processos no aumento das vendas no e-commerce

Abordaremos a importância da automação de processos no comércio eletrônico em períodos de picos de vendas em datas específicas como a Black Friday, com o foco na perspectiva de aumento de compras e consecutivamente no aumento de demandas.

Um dos períodos de pico de vendas mais conhecido no e-commerce é Black Friday. Em 2020, por exemplo, as datas comemorativas tiveram um forte crescimento online, respondendo por 34% da receita do setor, de acordo com dados da Ebit Nielsen na pesquisa Webshoppers.

Observe a tabela de datas comemorativas:

 

DATAPERÍODOFATURAMENTOTÍQUETE MÉDIOCRESCIMENTO
Dia do Consumidor13/03R$ 1,4 bilhõesR$ 4368%
Dia das Mães25/04 – 09/05R$ 3,7 bilhõesR$ 41264%
Dia dos Namorados28/05 a 12/06R$ 4,1 bilhõesR$ 44963%
Dia dos Pais14/07 a 11/08R$ 3,5 bilhõesR$ 43437%
Semana Brasil04/09 a 16/09R$ 2,3 bilhõesR$ 46712%
Dias das Crianças27/09 a 12/10R$ 2,4 bilhõesR$ 402-15%
DOSingle Day01/11 a 11/11R$ 2,5 bilhõesR$ 45719%
Black Friday26/11 a 27/11R$ 4 bilhõesR$ 65216%
Cyber Monday30/11 a 03/12R$ 0,5 bilhõesR$ 47821%
Natal15/11 a 24/12R$ 3,7 bilhõesR$ 46228%

Informações de Ebit/Nielsen Webshoppers

 

O impulso das vendas nessas datas necessita de preparação da qual uma das mais importantes estão na automação de processos no comércio eletrônico.

Por quais motivos?

Enumeramos os principais:

1.Diminuição dos custos

2.Dados mais confiáveis

3.Padronização nas operações de trabalho

4.Centralização Informações

5.Aumento

  • Transparência
  • Competitividade
  • Produtividade
  • Vendas online

6.Proporciona decisões mais assertivas

 

Conforme listado acima, a automação de processos permite agilizar as atividades e otimizar resultados, evitando o desperdício de tempo com tarefas desnecessárias e alocando melhor os recursos financeiros e de mão de obra, de forma que promovam melhorias significativas na empresa.

Agora, observe algumas das funções que mais necessitam ser automatizadas no setor de comércio eletrônico:

1.Backup de dados relevantes

2.Segurança em processo de pagamento

3.Organizador

  • Gestão
  • Controle de estoque

4.Otimizadores

  • Rastreamento de entregas de produtos
  • Interação com o cliente
  • Chatbots para o atendimento ao cliente
  • Na integração entre processos

5.Formadores de bancos de dados

6.Processos fiscais

 

A pesquisa da UOL para marcas com a parceria da MindMiners, trás uma análise sobre a Black Friday neste ano, que reafirma a expectativa do crescimento de vendas online para o período.

Questionaram 800 pessoas via online no painel da MindMiners, de todas as classes sociais e regiões do país, mapearam a opinião dos clientes, desejo de consumo, categorias favoritas e hábitos pontuais relacionada a Black Friday. Os participantes são 48 homens e 52 mulheres de 18 a 24 anos os quais totalizaram 20% ;25 a 30 anos 17%; 31 a 40 anos 27% e acima de 41 anos 36%.

Em média, 67% dos pesquisados possuem o intuito de adquirir produtos; 89% deles que possuem inclinação a comprar, serviram-se da promoção do ano anterior; 86% disseram que compram em lojas virtuais e 53% aumentaram a procura por produtos. Após o fim da pandemia, 75% mantiveram digitalmente sua continuidade de consumo. Foi identificado a alta intenção de compra nas categorias de viagem e alimentação, ambas com 20% das menções. No ano anterior, representaram 16% e 17% das referências respetivamente.

Embora a demanda não seja alta, os dados apontam o início de uma recuperação no setor turístico e alimentício. Enquanto as categorias mais desejadas neste ano são: smartphones (46%), eletrônicos (43%), eletrodomésticos (35%), informática (35%), moda e acessórios (27%).

Com isso, a automação de processos pode contribuir para a agilidade de atividades, análise de dados que possam nortear decisões estratégicas, impulsionar as vendas e auxiliar as lojas virtuais a suportar de forma eficiente o aumento de demanda. Sabendo que um dos setores que mais sofrem com a oscilação de demanda é o setor fiscal, a Synchro possui diversas soluções que podem facilitar o dia a dia da equipe tributária. Entre em contato conosco e saiba o que Synchro pode fazer pela sua empresa.

 

 

Fontes:

  • Ebit/Nielsen Webshoppers
  • Pesquisa UOL MindMiners: https://blog.publicidade.uol.com.br/insights/black-friday-jornada-de-consumo-ja-comecou-veja-insights-de-pesquisa-do-uol/

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