Abordaremos a importância da automação de processos no comércio eletrônico em períodos de picos de vendas em datas específicas como a Black Friday, com o foco na perspectiva de aumento de compras e consecutivamente no aumento de demandas.
Um dos períodos de pico de vendas mais conhecido no e-commerce é Black Friday. Em 2020, por exemplo, as datas comemorativas tiveram um forte crescimento online, respondendo por 34% da receita do setor, de acordo com dados da Ebit Nielsen na pesquisa Webshoppers.
Observe a tabela de datas comemorativas:
DATA | PERÍODO | FATURAMENTO | TÍQUETE MÉDIO | CRESCIMENTO |
Dia do Consumidor | 13/03 | R$ 1,4 bilhões | R$ 436 | 8% |
Dia das Mães | 25/04 – 09/05 | R$ 3,7 bilhões | R$ 412 | 64% |
Dia dos Namorados | 28/05 a 12/06 | R$ 4,1 bilhões | R$ 449 | 63% |
Dia dos Pais | 14/07 a 11/08 | R$ 3,5 bilhões | R$ 434 | 37% |
Semana Brasil | 04/09 a 16/09 | R$ 2,3 bilhões | R$ 467 | 12% |
Dias das Crianças | 27/09 a 12/10 | R$ 2,4 bilhões | R$ 402 | -15% |
DOSingle Day | 01/11 a 11/11 | R$ 2,5 bilhões | R$ 457 | 19% |
Black Friday | 26/11 a 27/11 | R$ 4 bilhões | R$ 652 | 16% |
Cyber Monday | 30/11 a 03/12 | R$ 0,5 bilhões | R$ 478 | 21% |
Natal | 15/11 a 24/12 | R$ 3,7 bilhões | R$ 462 | 28% |
Informações de Ebit/Nielsen Webshoppers
O impulso das vendas nessas datas necessita de preparação da qual uma das mais importantes estão na automação de processos no comércio eletrônico.
Por quais motivos?
Enumeramos os principais:
1.Diminuição dos custos
2.Dados mais confiáveis
3.Padronização nas operações de trabalho
4.Centralização Informações
5.Aumento
- Transparência
- Competitividade
- Produtividade
- Vendas online
6.Proporciona decisões mais assertivas
Conforme listado acima, a automação de processos permite agilizar as atividades e otimizar resultados, evitando o desperdício de tempo com tarefas desnecessárias e alocando melhor os recursos financeiros e de mão de obra, de forma que promovam melhorias significativas na empresa.
Agora, observe algumas das funções que mais necessitam ser automatizadas no setor de comércio eletrônico:
1.Backup de dados relevantes
2.Segurança em processo de pagamento
3.Organizador
- Gestão
- Controle de estoque
4.Otimizadores
- Rastreamento de entregas de produtos
- Interação com o cliente
- Chatbots para o atendimento ao cliente
- Na integração entre processos
5.Formadores de bancos de dados
6.Processos fiscais
A pesquisa da UOL para marcas com a parceria da MindMiners, trás uma análise sobre a Black Friday neste ano, que reafirma a expectativa do crescimento de vendas online para o período.
Questionaram 800 pessoas via online no painel da MindMiners, de todas as classes sociais e regiões do país, mapearam a opinião dos clientes, desejo de consumo, categorias favoritas e hábitos pontuais relacionada a Black Friday. Os participantes são 48 homens e 52 mulheres de 18 a 24 anos os quais totalizaram 20% ;25 a 30 anos 17%; 31 a 40 anos 27% e acima de 41 anos 36%.
Em média, 67% dos pesquisados possuem o intuito de adquirir produtos; 89% deles que possuem inclinação a comprar, serviram-se da promoção do ano anterior; 86% disseram que compram em lojas virtuais e 53% aumentaram a procura por produtos. Após o fim da pandemia, 75% mantiveram digitalmente sua continuidade de consumo. Foi identificado a alta intenção de compra nas categorias de viagem e alimentação, ambas com 20% das menções. No ano anterior, representaram 16% e 17% das referências respetivamente.
Embora a demanda não seja alta, os dados apontam o início de uma recuperação no setor turístico e alimentício. Enquanto as categorias mais desejadas neste ano são: smartphones (46%), eletrônicos (43%), eletrodomésticos (35%), informática (35%), moda e acessórios (27%).
Com isso, a automação de processos pode contribuir para a agilidade de atividades, análise de dados que possam nortear decisões estratégicas, impulsionar as vendas e auxiliar as lojas virtuais a suportar de forma eficiente o aumento de demanda. Sabendo que um dos setores que mais sofrem com a oscilação de demanda é o setor fiscal, a Synchro possui diversas soluções que podem facilitar o dia a dia da equipe tributária. Entre em contato conosco e saiba o que Synchro pode fazer pela sua empresa.
Fontes:
- Ebit/Nielsen Webshoppers
- Pesquisa UOL MindMiners: https://blog.publicidade.uol.com.br/insights/black-friday-jornada-de-consumo-ja-comecou-veja-insights-de-pesquisa-do-uol/
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