Reforma tributária deve impulsionar exportações de serviços e tecnologia em 2026

Durante o ENAEX 2025, especialistas destacaram que a Reforma Tributária, que começa a ser implementada em 2026, deve marcar um novo ciclo para as exportações brasileiras de serviços e tecnologia. Hoje, o setor representa mais de dois terços do PIB, mas apenas 13% das exportações, segundo dados citados no painel. Com a unificação dos atuais tributos em IBS e CBS e a combinação de alíquota estimada em 28% para operações internas e isenção para exportações, o novo modelo cria um ambiente mais competitivo, simples e alinhado às práticas globais. Para nomes como Rodrigo Martins, da International Tech Hub, a mudança tornará a venda ao exterior não apenas vantajosa, mas estratégica.

Os participantes também destacaram os desafios da transição, especialmente para pequenas e médias empresas, que precisarão de capacitação e apoio técnico. Casos como o do Porto Digital, que reúne mais de 475 empresas, 21 mil profissionais e fatura R$6 bilhões ao ano, mostram como os ecossistemas de inovação podem ajudar o país a se posicionar globalmente. Para o setor, a reforma redefine o papel dos serviços na economia nacional e incentiva empresas brasileiras a competirem em dólar, expandindo a presença internacional e fortalecendo a produção de tecnologia nacional.

Saiba mais: Reforma tributária deve impulsionar exportação de serviços e tecnologia no Brasil

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.