5 principais erros tributários que sua empresa pode evitar

5 principais erros tributários que sua empresa pode evitar

Por conta das peculiaridades do sistema tributário brasileiro, sabemos que as ocorrências de inconformidade tributária se tornaram inerentes à existência de um negócio. Mas isso não significa que falhas fiscais devam ser ignoradas ou banalizadas. A inconformidade não apenas deixa as companhias suscetíveis a penalidades, acarreta também em perda de mercado e competitividade. Logo, a operação não cresce como deveria e pode ir, inclusive, à negativação do CNPJ.

Apesar da complexidade da nossa legislação, com o devido preparo e conhecimento, é possível evitar dores de cabeça e cumprir suas obrigações com o Fisco. Confira os principais problemas que levam à inconformidade:

 

1.Não acompanhar as constantes alterações na legislação fiscal

As mudanças e atualizações frequentes na legislação fiscal em diferentes esferas (Federal, Estadual, Municipal) é o primeiro entrave que pode levar as empresas a cometerem falhas na prestação de contas com o Leão.

Nosso país possui uma das mais complexas legislações tributárias do mundo, com uma média de 40 alterações por dia segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação). Para lidar com essa questão, o monitoramento fiscal deve ser tarefa obrigatória no dia a dia dos tributaristas da companhia, para garantirem a identificação de qualquer mudança que possa ocorrer.

 

2.Perder os prazos das entregas das obrigações

Organização é um dos principais segredos para se manter em dia com o Fisco. Não manter o calendário fiscal atualizado e em ordem pode resultar em inconformidade e consequente desequilíbrio de caixa para a empresa. Então, ter em mãos o planejamento com os prazos de declaração de cada tributo e de suas respectivas obrigações acessórias mapeados não é apenas um detalhe, é uma tarefa norteadora da governança fiscal de tributária da empresa.

 

3.Não manter a base de dados correta e atualizada

As empresas lidam diariamente com volumes gigantescos de dados, que vão desde informações sobre clientes, colaboradores, produtos, compras e vendas, por exemplo. Não manter essa base atualizada e exata pode comprometer o acerto de contas com o Leão.  Informações cadastradas de maneira errada no sistema podem levar a área fiscal e tributária a preencherem dados incorretos na Receita.

 

4.Sonegar impostos

Este item é tão óbvio que dispensa maiores explicações do quão errado é sonegar impostos. Empresas que praticam este crime estão suscetíveis a pagar multas e os responsáveis pelo ato podem ser presos. Não emitir nota fiscal, por exemplo, é um tipo de sonegação.

 

5.Não implementar uma solução de conformidade fiscal

As soluções tecnológicas específicas para a gestão da conformidade são indispensáveis para as organizações que querem garantir o cumprimento de suas obrigações com eficiência. As soluções fiscais da Synchro, por exemplo, controlam e reduzem os custos e os riscos fiscais, impedindo que os negócios fiquem em desconformidade e garantindo a conformidade tributária e fiscal end to end. Não investir nessas tecnologias faz com que as empresas não consigam cumprir devidamente suas obrigações e sobrecarrega os profissionais da área, que precisam lidar com toda a complexidade sem o apoio de uma tecnologia robusta.

A Synchro é uma das mais conceituadas provedoras de soluções de conformidade fiscal, que são preparadas para atender à complexa realidade tributária brasileira. Há mais de três décadas desenvolve soluções que entregam conformidade com eficiência a todos os processos da cadeia de valor fiscal. Além disso, desenvolve produtos com integração nativa com os ERPs líderes no Brasil e no mundo, e com sistemas legados, mitigando assim a instabilidade e consequente perda operacional das companhias. Os experts da Synchro dão total suporte para sua companhia não cometer estes 5 erros tributários e qualquer outro equívoco que possa comprometer os negócios e a imagem da empresa.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como nossas soluções podem auxiliá-lo estrategicamente.

Para ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento no segmento tributário, confira nossos conteúdos exclusivos!

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.