4 erros de gestão tributária e fiscal que sua empresa deve evitar

Além da pesada carga tributária, a legislação fiscal do Brasil tem um caráter bastante desafiador, já que os tributos variam de estado para estado. Existem também constantes mudanças na forma de tributação, e é preciso observar algumas minúcias que dependem do tipo de produto fabricado, da mercadoria vendida ou do serviço oferecido. Dessa forma, é muito importante que se esteja sempre atento à questão tributária de sua empresa. Listaremos, portanto, 4 erros de gestão tributária e fiscal que sua empresa deve evitar, confira!

Identificar incorretamente o produto, sua origem e seu destino

A legislação brasileira é bastante complexa, uma vez que, dependendo do estado de origem ou ainda do destino, bem como do tipo de produto, podem haver diferentes normatizações que deverão ser observadas.

A substituição tributária, que é dentro da legislação do ICMS um tópico amplamente discutido, poderá ser aplicada ou não, dependo das variáveis ligadas à localização e destino final do produto. Assim, é preciso estar atento para não errar, consultando a classificação do produto e sua origem e, posteriormente, fazendo o cruzamento das informações com o seu destino.

Não entregar as obrigações acessórias

Além do excesso de detalhes na legislação, atualmente, o Brasil conta com um número cada vez maior de obrigações acessórias. Assim, já não basta mais somente seguir as normas e princípios contábeis e acertar na contabilização. É preciso, para evitar futuros problemas, estar de olho e ter um bom sistema de gestão que faça a emissão e controle de todas as notas fiscais, além do controle de estoque e outras informações que serão necessárias para a geração da Escrituração Fiscal Digital (EFD), DCTF e EFD-Contribuições.

Escolher incorretamente o regime tributário

As minúcias e os diferentes tipos de regimes tributários fazem com que, muitas vezes, o empresário se sinta confuso e erre na hora de aderir a um tipo ou outro de regime tributário. Algumas empresas possuem pouca movimentação, mas nem sempre podem aderir ao Simples, pois algumas de suas atividades estão classificadas no Lucro Presumido ou até mesmo no Real.

Para uma definição segura e que irá lhe garantir tranquilidade, evitando erros que poderão impactar no futuro, a escolha de uma consultoria tributária é uma das indicações. As consultorias trabalham com profissionais especializados, constantemente atualizados e que terão como foco a escolha do melhor regime tributário para sua empresa.

Não entender as consequências que um erro tributário pode ter

É comum pensar que um erro de poucos reais pode trazer apenas uma pequena multa, mas esse é um grande engano. Em casos de erro na documentação dos ICMS, por exemplo, além da questão fiscal, o empresário sofrerá ainda sanções administrativas, pois, uma vez que o produto já esteja em trânsito, a carga pode ser retida, o valor do frete sofrerá alterações e a entrega final será prejudicada.

Por isso, observar corretamente a legislação e emitir a documentação fiscal verificando seus mínimos detalhes deverão ser sempre prioridades.

Pequenos erros, má interpretação ou dúvidas em relação a questões tributárias podem ter um impacto bastante negativo no seu negócio. Que tal conhecer nossas soluções tributárias e contar com profissionais altamente qualificados? Ainda tem alguma dúvida sobre erros na gestão tributária? Deixe um comentário para nós!

 

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. […] de todas as obrigações fiscais e tributárias atuais, em breve as empresas serão submetidas a uma nova obrigação: o Bloco K. Responsável por […]

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.