Recentemente, a Synchro completou 30 anos de atividades no segmento de conformidade tributária e fiscal end-to-end no Brasil. A sua importância no mercado nacional – e na transformação digital do setor tributário – se dá, principalmente, pelo seu relacionamento longínquo com ERPs, forte aliado das empresas na gestão operacional focada em otimização e melhores resultados.
Segundo um levantamento da S&R, a Global ERP Solutions Market Insights, Forecast to 2025, há uma grande expectativa de crescimento para o mercado de ERP até o ano de 2026, com um avanço anual na ordem de 17,4% ao longo do período de previsão. Com a busca cada vez maior pela otimização de processos e eficiência operacional, as empresas que atuam neste mercado assumem o protagonismo.
Em seus primeiros anos de atividade, (1991), a empresa previu o movimento de digitalização do Fisco – logo no início, no ano de 2001, o processo de mudança gerava muita dúvida nos envolvidos – e assumiu um papel-chave na transição dos registros manuais das obrigações dos contribuintes para os informes digitais em tempo real para o governo.
Pouco tempo depois, em 1996, firmou uma parceria com a Oracle – estabelecida até os dias atuais, também relacionada à frente de cloud – para fornecer soluções fiscais complementares ao ERP da multinacional, constituindo-se tanto como parceiro Gold e cliente na Oracle Cloud Infrastructure. De lá para cá, seguiu consolidando-se no mercado tributário brasileiro, instituindo parcerias com a SAP, em 2000 – lançando o Synchro4TDF, alguns anos depois – e com a Infor – sendo escolhida como parceira complementar, em 2007.
Em 2021, recebeu a asseguração SOC 1 nível II, que garante que os dados financeiros dos clientes sejam tratados de acordo com a legislação brasileira e as exigências internacionais, em relação à segurança frente às fraudes ou alterações indevidas.
Hoje, a Synchro conta com mais de 370 colaboradores, estrategicamente alocados em escritórios nas cidades de Campinas/SP, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP, além de uma unidade dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de software, em João Pessoa/PB. São mais de 400 clientes, 14 mil usuários ativos, 44 mil estabelecimentos fiscais atendidos e 7 mil projetos implementados em todo o Brasil.
Investimento na capacitação de profissionais para o mercado
De acordo com uma pesquisa realizada em 2017, pelo Banco Mundial, uma empresa nacional gasta, em média, 1.958 horas ao ano para quitar todas as suas obrigações tributárias. O tempo é seis vezes a média, de 332 horas, registrada nos países da América Latina e no Caribe, segundo o relatório Doing Business, divulgado em 2018.
E engana-se quem pensa que estes números são reflexos de um setor que utiliza tecnologias ultrapassadas. A demanda por profissionais qualificados no mercado tributário aumentou de tal forma que desenvolvedores de tecnologia da informação estão sendo recrutados para atuarem na área de finanças. E é por isso que a Synchro fomenta, desde 2019, o SynConecta, programa gratuito de capacitação em tecnologia tributária.
Em sua 5ª edição, o SynConecta já conferiu mais de 617 novas certificações na área tributária, a aproximadamente 93 profissionais de TI e Contábeis, sobre temas como integração SAP ECC e HANA, SPED Fiscal e Contábil, EFD-REINF, EFD Contribuições, Monitoramento Legal, metodologia e simulação de projeto, em mais de 170 horas de conteúdo.
Além disso, a companhia também oferece bolsas de estudos para 31 pesquisadores – entre alunos de graduação, pós-graduação e professores da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) e UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Essa é uma estratégia que visa a estimular ainda mais a formação de talentos no País.
Conte com a Synchro!
Sabemos o quão complexa é a área fiscal no Brasil. Por isso, somos 100% focados e envolvidos neste assunto, sempre estudando, buscando as últimas atualizações, trocando conhecimentos entre nossos especialistas e também com o mercado em geral. De tributação, conformidade e tecnologia voltada a esses temas, a gente entende! Conte conosco em sua jornada. Entre em contato e deixe-nos saber no que podemos ajudar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.