Veto da Reforma Tributária desencadeia disputa entre petroleiras e refinarias

Veto da Reforma Tributária desencadeia disputa entre petroleiras e refinarias

A disputa entre petroleiras e refinarias privadas está em curso no Congresso, pois elas buscam derrubar o veto do presidente Lula à isenção de imposto seletivo em exportações de petróleo. As petroleiras alegam que a medida vai lesar a indústria e criar um ambiente de incerteza para os investimentos, enquanto as refinarias privadas medem os impactos da medida e se queixam de que a falta de imposto no exterior dificulta a compra de petróleo bruto de outros países.

As mineradoras e municípios minerados também estão envolvidos na discussão, pois eles buscam manter o veto e evitar que o imposto seletivo seja incluído na base de cálculo dos royalties minerários. As mineradoras argumentam que a arrecadação do imposto pode ser direcionada para a produção de biocombustíveis, o que favoreceria produtores rurais, enquanto os municípios minerados buscam revisar a Constituição para que a distribuição do IS privilegie os municípios que abrigam as minas.

O debate é acalorado e envolve vários setores da economia, incluindo petroleiras, refinarias, mineradoras, municípios minerados e produtores rurais. A decisão final depende de uma análise conjunta de deputados e senadores, que será feita em uma sessão especial no final de março.

Saiba mais: Petroleiras e refinarias se enfrentam em discussão sobre veto de Lula na reforma tributária

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.