Transição da Reforma Tributária começa em 2026 com incertezas sobre regulamentação do IBS

Transição da Reforma Tributária começa em 2026 com incertezas sobre regulamentação do IBS

A partir de janeiro de 2026, começa a transição prática da Reforma Tributária do consumo, com a adoção das alíquotas testes da CBS (0,9%) e do IBS (0,1%). Essa etapa inicial exigirá adaptações por parte de empresas e órgãos públicos, já que o novo modelo substitui tributos antigos como ICMS, ISS e PIS/Cofins por um sistema de IVA dual e pelo novo Imposto Seletivo (IS). A Receita Federal já iniciou a regulamentação da CBS, lançou um projeto piloto com empresas e atualizou os layouts dos documentos fiscais eletrônicos, que passam a exigir novos campos e códigos a partir de 2026. Essas mudanças exigem que os contribuintes ajustem seus sistemas sob pena de terem notas fiscais rejeitadas.

Apesar dos avanços relacionados à CBS, o cenário ainda é incerto quanto à regulamentação do IBS. A criação do Comitê Gestor do IBS (CG-IBS), responsável por sua gestão, depende da aprovação do PLP 108 e enfrenta impasses, como a ausência de representantes municipais, o que pode comprometer a legalidade de suas decisões. Também faltam definições sobre a uniformização de entendimentos administrativos e jurisprudenciais entre CBS e IBS, o que é essencial para o bom funcionamento do novo modelo. Sem essas garantias, há riscos de instabilidade jurídica e dificuldades na consolidação do sistema tributário proposto.

Saiba mais: Reforma tributária: pontos pendentes

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.