STJ fixa entendimento e mantém ICMS e PIS/Cofins na base de cálculo do IPI

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o ICMS e o PIS/Cofins não podem ser excluídos da base de cálculo do IPI. O julgamento ocorreu sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1304), o que torna o entendimento obrigatório para as demais instâncias do Judiciário e para o Carf, com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o relator, ministro Teodoro Silva Santos, o “valor da operação” (base de cálculo do IPI) já engloba esses tributos, não havendo previsão legal para sua exclusão.

O STJ também afastou a aplicação, por analogia, do Tema 69 do STF, que excluiu o ICMS da base do PIS/Cofins, ao considerar que as materialidades e bases de cálculo são distintas. Representantes dos contribuintes apontam impacto negativo na carga tributária e avaliam a possibilidade de levar a discussão ao STF, enquanto a Fazenda Nacional sustenta que a controvérsia é infraconstitucional e que a decisão consolida precedentes favoráveis à União.

Saiba mais: STJ impede exclusão de ICMS e o PIS/Cofins da base de cálculo do IPI

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.