STF media impasse entre governo e Congresso sobre aumento do IOF

O Supremo Tribunal Federal realizou uma audiência de conciliação entre governo federal e Congresso Nacional para buscar uma solução para o impasse em torno do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A sessão, conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, ocorreu a portas fechadas após decretos do Executivo, que elevaram as alíquotas, e do Legislativo, que os derrubaram, terem sido suspensos por decisão do magistrado. Os presidentes da Câmara e do Senado não devem comparecer, mas ambas as Casas serão representadas por suas equipes jurídicas.

O conflito começou quando o governo editou um decreto para aumentar o IOF com o objetivo de reforçar receitas e cumprir o arcabouço fiscal. A medida gerou insatisfação no Congresso e no mercado, levando o Executivo a propor ajustes negociados com líderes partidários e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Mesmo após revisões, parlamentares mantiveram críticas e aprovaram um projeto de decreto legislativo para sustar o aumento. O STF agora tenta mediar o diálogo e evitar uma escalada da crise institucional.

Saiba mais: Governo e Congresso têm audiência de conciliação para discutir IOF

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.