A partir deste mês, mais de 3.000 medicamentos no Brasil terão seus preços reduzidos devido a uma mudança na cobrança de impostos. A decisão, motivada por uma determinação do STF, retira o ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e Cofins. Com isso, os preços de fábrica podem diminuir até 3,45%, e os valores finais ao consumidor podem ser reduzidos em até 2,59%.
Entre os produtos afetados estão medicamentos genéricos, similares, biológicos, fitoterápicos e itens usados em terapia avançada. Essa mudança visa ajustar a carga tributária, impactando diretamente os preços regulados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). No entanto, representantes do setor farmacêutico criticaram a medida e solicitaram que a vigência fosse prorrogada para 2025 para terem mais tempo de se adaptar à nova regulamentação. Saiba mais: https://noticias.r7.com/prisma/conta-em-dia/medicamentos-terao-reducao-de-preco-neste-mes-com-mudanca-de-imposto-08102024/
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.