Reforma tributária: setor privado pleiteia representação no comitê de harmonização

Reforma tributária: setor privado pleiteia representação no comitê de harmonização

Os Estados e os municípios são contra a inclusão de um representante do setor privado no Comitê de Harmonização da Reforma Tributária do consumo, vista como uma “anomalia” por alguns. Eles argumentam que a administração tributária é suficientemente competente para tomar decisões sobre a harmonização da aplicação das regras da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Se o contribuinte discordar, pode recorrer nas instâncias administrativas, judiciais e ao próprio Legislativo.

Por outro lado, parlamentares defendem a ideia de incluir um representante do setor produtivo no Comitê de Harmonização, com o objetivo de evitar interpretações distintas sobre os novos tributos entre as Receitas estaduais, municipais e federal. Eles argumentam que isso causaria insegurança jurídica e incentivam a inclusão de um representante do setor privado para garantir uma interpretação uniforme. O senador Eduardo Braga, relator do projeto de lei complementar que finaliza a regulamentação da Reforma Tributária, ainda vai avaliar a sugestão, mas considera importante a participação do contribuinte.

Saiba mais: Estados e municípios são contra setor privado em comitê da reforma tributária

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.