Reforma Tributária: Receita e Serpro preparam portal que lidará com mais dados que o Pix

O portal da Reforma Tributária, em desenvolvimento pela Receita Federal e o Serpro, iniciará uma fase de testes de 18 meses a partir de julho. O projeto RTC (Reforma Tributária do Consumo) visa criar um ambiente digital robusto para lidar com um volume de dados superior ao do Pix. Cerca de 70 empresas participarão da fase inicial, com a expectativa de envolver até 500 companhias nos meses seguintes. O objetivo é aprimorar o sistema antes da abertura para todos os contribuintes em janeiro de 2026, com a cobrança dos novos tributos começando em 2027.

O novo sistema oferecerá ferramentas como calculadora de tributos, alertas de erros e declaração pré-preenchida, além de monitoramento em tempo real de valores. O portal também será o canal para informações sobre cashback para baixa renda. O projeto, considerado o maior em processamento de dados no país, processará cerca de 10% mais transações que o Pix, com arquivos 150 vezes maiores. A plataforma, em nuvem soberana e com integração via APIs, promete simplificar a administração tributária e minimizar erros, oferecendo um ambiente mais eficiente e acessível para os contribuintes.

Saiba mais: Como será o portal da reforma tributária, que vai lidar com ‘tsunami’ de dados maior que o Pix

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.